Páginas

sábado, 20 de agosto de 2011

Coluna Politica

Jorge Bombeiro indeciso
*Em conversa com o ex-vereador Jorge Bombeiro, o mesmo nos disse que ainda não sabe o partido que irá se filiar visando as eleições do ano que vem. Jorge que já esteve muito próximo do PSL, andou paquerando o PV e agora analisa vários convites para bater o martelo.
*O PSB de Luiz Ribeiro, pode surgir com favoritismo nesta reta final...

Boataria sem fim
*Como Teresópolis continua sendo a cidade dos boatos, vale a pena lembrar do que tem sido falado pelas esquinas durante a semana. Às vezes os boatos são confirmados até como verdadeiros, mas de cada 10, você tira uns 3 ou 4 que se confirmam depois.
*Alguns demoram e acabam se confirmando mais na frente. Depois da saída de Noelzinho e Wanderlei das secretarias de Fazenda e Saúde, foi comentado que Rosilda estaria deixando a procuradoria, o que acabou não se confirmando.
*Outras idas e vindas também foram muito citadas, como a presença de Petto no governo como secretário de saúde, depois governo e depois não mais em canto algum...

Primo não
*A cidade está tão cheia de boatos, que comentaram que Arlei teria nomeado o próprio primo para secretário de governo. *Muitos chegaram a acreditar, mas ele não faria isso. Aí já é demais, o pessoal tem que dar um tempo para o cara poder tomar as atitudes necessárias e tentar acabar com esta instabilidade política que assola a cidade de Teresópolis.
*Não é por aí que os problemas serão resolvidos...

Petto e Arlei: juntos ou separados
*Num primeiro momento, lua-de-mel, quando foi dito que o ex-prefeito Petto estaria ao lado de Arlei na prefeitura, ajudando a receber autoridades, estando bem junto do governo. No entanto, logo depois Petto apareceu na TV questionando alguns pontos da condução do primeiro momento do governo Arlei.
*Pode ser que não estejam separados, mas também demonstram falta de afinação.

Os secretários nomeados até o momento:
(se possível fazer aquelas fotinhas igual do diário, antes dos escritos, uma do lado da outra)

Geraldo na Fazenda: ele seria o secretário de Robertão. Arlei chegou a convidar Noelzinho, que por motivos pessoais, foi para sub-secretário.
Luquinha na Administração: foi procurador geral da Câmara com Arlei na presidência. É advogado conhecido na cidade.
Luiz Fernando no Planejamento: foi vereador e presidente da câmara no governo Tricano. Foi também secretário municipal por vários anos.
Adenirço nas Obras: foi secretário de Agricultura de Jorge Mario e já atuou no comércio da cidade.
Marcão na Comunicação: grande locutor de nossa cidade, Marcão é homem de confiança de Arlei, já que era seu assessor de imprensa na Câmara Municipal.
Da Luz na Segurança: o secretário de segurança é o Sargento Da Luz, que já atuara na guarda no governo Petto e estava no comando da secretaria no governo Jorge Mario.
Graça Granito no Desenvolvimento Social: atuou muitos anos como assessora do ex-vereador Faria, foi também assessora de Arlei na Câmara.
Fábio na controladoria: funcionário de carreira, foi secretário no governo Petto.
Dra. Rozilda na Procuradoria: advogada na cidade, ia ser a procuradora no governo Robertão e acabou continuando com Arlei.
Wanderley Faraco na Saúde: foi secretário no governo Luiz Barbosa e está há muitos anos no serviço público. Já deixou o cargo.
Neli Pampillón na Educação: chegou a ser secretária de educação no governo Luiz Barbosa, também faria parte do governo Robertão. Informações de dentro da Educação dão conta de que ela estaria com dificuldades em montar sua equipe.
Ronaldo Fialho na Cultura: petista antigo, músico, foi secretário no governo JM na pasta da cultura e voltou com Arlei, já que Robertão havia escolhido Clarê.
Demerval nos Esportes: foi secretário no governo Tricano, milita nos esportes há muitos anos. É do meio e seria aproveitado no governo Robertão.
Eduardo Breder* no Desenvolvimento Econômico: o presidente do Clube Comary é também esposo da Dra. Leide, competente médica do município, que fez mais de 1500 votos para vereadora.
Carlos Tucunduva no Turismo*: o presidente da Casa de Portugal, muito ligado a várias entidades sociais, foi convidado para a pasta pelo governo Arlei.
*até o fechamento desta edição, Tucunduva e Breder não foram oficialmente confirmados pela PMT.

Cleyton fica ou não fica na presidência? (foto dele)
*O vereador Cleyton Valentim está presidente da câmara. Mas segundo a legislação em vigor, teremos que ter eleições no legislativo nos próximos dias. No entanto, pode ser que se mude o regimento e ele fique “prefeito”, ops... quer dizer fique presidente da Câmara. Confuso não? Não... não... acho que não.
*Agora, que tem gente de olho no cargo isso tem né...

Nas redes sociais e nas ruas (logo Orkut)
*Muitas pessoas insatisfeitas com o que vem acontecendo e com o que pode acontecer em nossa cidade.
Nas redes sociais, muitos pedidos de eleições diretas para prefeito e um grande medo de eleição indireta. Palavras como ELEIÇÕES INDIRETAS, GOLPE, PREFEITO BIÔNICO, há muito tempo não eram ouvidas no país, e Teresópolis está estreando depois de anos.
*Prefeito, segundo os internautas, tem que ser eleito através do voto popular e direto. Eu sinceramente não acredito que isso vá chegar a acontecer em Teresópolis. De forma nenhuma...
Dra. Cláudia na Câmara (foto)
*Problema Meu primeiro e depois Dra. Cláudia que foi empossada pela justiça através de liminar conseguida pelo competente advogado Dr. Maurício Mendes. “Carlinhos Problema Meu” já está recorrendo e quer o cargo de volta.
*Se foi trapalhada eu não sei, mas que o fato é muito mais complexo isso é...

Teresópolis “Sem Saúde”
*Caso “Wanderley” ficou mal explicado e ninguém disse ao certo os motivos de sua saída. Ele entrou e já saiu. Os motivos ninguém ao certo ficou sabendo. Oficialmente disseram que era por motivos pessoais. Depois veio a história da intervenção do estado e outras nomeações para a secretaria.
*Vamos aguardar os próximos capítulos mas o cargo é muito importante e não pode ficar vacante...

Fazenda
*Noelzinho entrou na Fazenda e agora é sub-secretário. Alegou razões pessoais para a mudança. Quem responde pela Fazenda, é o funcionário de carreira, Geraldo, que já esteve no cargo nos governos Luiz Barbosa e Afaf Ribeiro...

Filiações para candidatos a vereador
*Há pouco mais de 30 dias do prazo final para filiações partidárias, ainda não sabemos quantas cadeiras teremos disponíveis para a próxima eleição de vereadores. Podem ser 12, 17, 19 ou até 21 cadeiras
*A decisão tem que sair até o fim de setembro. Além disso, quem quiser se candidatar, também tem que resolver o partido até o final do mês que vem. Senão fica fora.

No Facebook (logo do face)
*Uma das ferramentas mais utilizadas pelo internauta neste momento, o Facebook é uma atração muito curiosa para os políticos. Entre idas e vindas, entre boas e ruins, os debates normalmente são muito mais para críticas do que para elogios.
*Alguns com forte staff eletrônico ainda se dão bem, mas a maioria apanha igual “cachorro sem dono”.
*Ganham apelidos, rótulos e quase sempre se dão mal. Para participar das redes sociais, tem que se estar preparado...

Como andam os partidos para a eleição do ano que vem? (Léo, faz um Box com este material dos partidos por favor)
PV – O Partido Verde tem o comando do jornalista Wanderley Peres do Diário. Nomes fortes como Henrique Carregal da Aciat, Igor Edelstein da Vogue e Sincomércio, Manuel da Custela, Leandrinho da Green Road, jornalista Anderson Duarte, Clayton do Rosário, Cláudio da Fonte Santa, dentre outros bons nomes, estão lá e pode ainda ter o ex-secretário Maurício Lopes também.
PMDB – No momento, é o partido que tem o prefeito interino Arlei, o ex-prefeito Roberto Petto, o vereador Carlão, dentre outros. Perdeu alguns pré-candidatos a vereador mas deverá vir com grupo forte na próxima eleição. O presidente é José Carlos Cunha, ex-vereador de Teresópolis.
PTN – Com o grupo de Salomão, o partido tem o comando de Gilson do Açougue (hoje na Leão XIII), Avenir Lima e todo o grupo que já vem concorrendo em outras eleições: Marquinho Maia, João Miguel, Dedê do Fliper, Marcia Loira, André da Saude, Mauro Rosa, Professora Amanda, Peca (Pedrinho Coração de Chocolate) dentre outros. Na página do TRE, não consta presidente.
PTB – Está com a presidência do médico e ex-vereador Raimundo Amorim. Tem também a ex-vereadora Madalena Rucker e o atual vereador Paulinho Carvalho.
PP – O partido continua sob a batuta do ex-prefeito Tricano e dentre outros, tem filiados os vereadores Dr. Habib e Anjinho.
PRTB – Consta sob o comando na presidência da senhora Gisele Sedlacek, segundo a página do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.
PSL – Sob o comando do secretário de Esportes, Demerval Casemiro, o partido está ficando forte na cidade. Conta com nomes como Luiz Fernando, Marquinhos do Cinema, Francisco Vicente, dentre outros. O nome do presidente não consta na página do TRE-RJ.
DEM – Na página oficial do TRE não consta, mas Marcão da CPI é o presidente no momento. A vereadora Dra. Cláudia, recém-empossada na Câmara, também está no partido.
PCB – Em Teresópolis, consta como vago na página do TRE
PCdoB – Joselice Aleluia Cerqueira de Jesus, atual secretária dos Direitos da Mulher e esposa do advogado Dr. Antônio Geraldo.
PCO – A presidente em Teresópolis segundo o TRE é a senhora Maria de Lourdes Carvalho Souza.
PDT – Na internet, consta como (Ver SGIP), mas a última notícia é o que estava sob o comando de Marcão da Scopress.
PHS – A presidente segundo a página oficial do TRE-RJ é a senhora Cynthia Vasconcelos de Oliveira.
PMN – Segundo o site do TRE-RJ a comissão foi dissolvida em Teresópolis. O vereador Marcelo Oliveira é do partido na cidade.
PP – É o partido do ex-prefeito Mario Tricano e tem também os vereadores Anjinho e Habib Tauk (que chegou a ser presidente). No momento, segundo a página oficial do TRE-RJ, não consta nome para o cargo de presidente.
PPS – Em Teresópolis está sob o comando do médico e ex-secretário de Saúde, Dr. Maurílio Schiavo.
PR – O presidente era o médico Dr. Robertão que faleceu recentemente no cargo de prefeito do município. O ex-prefeito Celso Dalmaso era o vice e passa a ser o presidente.
PRB – Foi dissolvida, segundo a página do TRE. O vereador Major Anderson faz parte do partido em Teresópolis. O partido é aliado do PMDB na cidade.
PRP – O partido consta como sem presidente em Teresópolis na página do Tribunal Eleitoral. O empresário Álvaro Menezes era do partido na eleição de deputado ano passado.
PSB – O presidente é o senhor Marcelo Leôncio de Oliveira, secretário do ex-deputado Luiz Ribeiro, que dá as cartas no partido. Ailton Jacu também é filiado lá e a legenda está montando nominata.
PSC – O partido do vereador Waguinho na cidade, está sem nome constando na página do Tribunal Regional. Mas o vereador comanda a legenda.
PSDB – O partido tem a presidência de João Ricardo. Alexandre Paim, Washington Moreno e Carlão da Luzágua, são nomes da legenda em nossa cidade. O partido pode trocar de mãos em breve no município.
PSDC – A presidência está com Luiz André de Araújo Lafin, segundo o Tribunal Regional. Ele já foi secretário de Ação Social no governo Tricano.
PSOL – Consta como vago na página do Tribunal Regional. Nas últimas eleições, Chico e Milton Lima, além de Valmir Faria, estavam na legenda.
PSTU – Não tem representatividade em Teresópolis.
PT – Em Teresópolis continua com a presidência de Ary Moraes Pereira, ex-secretário de Desenvolvimento Social. Tem os vereador Cláudio Melo e o deputado Salomão na legenda, além de nomes como Erika Marra, Maurício Lopes, dentre outros.
PTC – Consta como presidente o ex-ouvidor da cidade no governo Jorge Mario, Ricardo Araújo Raposo.
PTdoB – Está vago na página do TRE-RJ. Aguarda solicitação pelo SGIPEX. A última informação é que tinha Henrique Faria como presidente, ligado a Salomão.

Advogado de “Problema Meu”
*O advogado de Carlinhos Problema Meu, Dr. Nilton Canto, nos falou sobre algumas questões da posse de seu cliente.
- Ha duas situações: uma a ação que foi impetrada dele no TRE solicitando a suplência, esta ainda não foi votada, e deve ser até 3ª Feira. A outra é o Mandado de Segurança que a Cláudia ganhou contra o Cleyton Valentin. Caso o procurador da Câmara não recorra, ela se mantém e as coisas podem se enrolar. Cabe ao Procurador da Câmara ver o que vai fazer.
Portanto, são duas ações: uma do Carlinhos pedindo a suplência e outra da Cláaudia contra o ato do Presidente da Câmara – disse Dr. Nilton.

Celso Dalmaso deve ser candidato a prefeito (foto)
*Amigos confirmam que o engenheiro e ex-prefeito Celso Dalmaso deverá mesmo colocar o nome à prova nas eleições de prefeito do ano que vem, ou antes, se tivermos eleições ainda este ano.

João Murta (foto dele)
*João Murta disse que está no PSL mas pode estar de saída. É pré-candidato a vereador. Ele tem convites de Tricano, para ingressar em seu grupo político e outras opções. Tem também o grupo do ex-prefeito Celso Dalmaso. “Eu posso até ainda não saber para onde vou, mas sei para onde não vou”

Comissão de funcionários dos PSF
*Uma comissão de funcionários dos PSF (Contratados pela Ong Fibra), estiveram reunidos na Câmara na última quinta-feira, na Câmara Municipal. Os agentes de Saúde Familiar decidiram estar unidos hoje para decidir sobre a paralisação que pretendem fazer em reivindicação dos seus salários que estão atrasados. *Eles se encontraram com os vereadores e querem também melhores condições de trabalho...

Pra prefeito
*Tudo leva a crer que um vereador de nome da nossa política, quer ser candidato a prefeito caso tenha eleição indireta na câmara ainda este ano. Se articulando nos bastidores, o homem já provou que é muito forte neste tipo de embate político e pode surpreender...

Cantarolando por aí
*Um passarinho me contou que outro secretário pode deixar o governo nos próximos dias. Depois de Wanderlei Faraco e Noelzinho, outro secretário pode deixar o cargo nos próximos dias. Aguardem...

Leandro deve continuar no PR
*Já o ex-secretário de esportes Leandro Aschar, me disse que define seu futuro nos próximos dias, mas muito provavelmente deverá seguir com Celso Dalmaso no PR...

CPI da ALERJ
*Participaram esta semana, o vice-governador Pezão, empresários, ex-secretários municipais e empresas que prestaram serviços na região serrana. Muitas contradições.
*O relatório final deve sair nos próximos dias...

Rasteirinhas
*** A senhora Alair Ramos, ex-secretária geral da Câmara de Vereadores e fiel assessora do vereador Dr. Carlão pode ser a nova secretária de Trabalho de Teresópolis...
*** Não convidem para a mesma mesa um ex-secretário do governo JM com um atual secretário na gestão interina de Arlei. Podem engasgar com a comida...
*** Se a seleção brasileira tem Pato e Ganso, Teresópolis também tem seus destaques na... bem deixa pra lá...
*** Uma nomeação que está para ser confirmada a qualquer momento na cidade, vai mexer com as estruturas da nossa política. Eu, quando soube da possibilidade, fiquei pasmem...
*** Nunca se viu tanta negativa para se aceitar um cargo em um governo de primeiro escalão...
*** Não foi confirmado nenhum nome na secretaria de Ciência e Tecnologia até o momento. Não se sabe ainda se o ex-deputado Luiz Ribeiro permanece no cargo e se seu PSB continua no governo...
*** A política nunca esteve tão evidente em nossa cidade. Principalmente agora, com o fim dos prazos para filiações de quem quer ser candidato em outubro do ano que vem...
*** Marquinhos do Cinema na sub-secretaria de Desenvolvimento Social. Ele já havia passado dos mil votos na eleição passada...
*** Tem gente muito boa por aí para entrar em partidos políticos. Walace Cabral, Jorge Bombeiro, Madalena, Margareth, Hélio Carracena, etc... etc...
***Falar em Hélio, a imprensa deverá ter muitos candidatos a vereador no ano que vem: Paulinho Carvalho, Anderson Duarte do Diário, Luiz Costa, Waldair Queiróz, Marcão da CPI, Nelson Durão, Fred, dentre vários outros...
***Muitos consideraram a participação do deputado Salomão na Alerj, como “tímida” até o momento. Eu não achei...
*** Em momentos de dificuldades políticas e econômicas para Teresópolis, cobra-se um posicionamento mais claro sobre a atual situação, de vários caciques. São contra o atual governo, ou a favor, querem eleições diretas, ou indiretas? Enfim, os mais experientes que se manifestem, porque o quadro é complicado...

Nenhum comentário: