Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Prefeitura recupera área degradada no Fischer

Com mais de 40m de altura e 300m de extensão, a saibreira do Fischer, degradada em função de atividades de mineração, está agora sendo recuperada pela Prefeitura. Há cerca de um mês, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente trabalham na recuperação da área com serviços de limpeza, drenagem e instalação de cerca para evitar o descarte irregular de lixo.

Após a conclusão desses serviços, a secretaria deu início ao plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na parte superior da montanha de saibro, a fim de evitar riscos de desmoronamento. Posteriormente, todo o talude receberá vegetação através de um revestimento feito com manta de fibra de coco.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, André de Mello, além da limpeza e do reflorestamento da área, moradores terão palestras sobre educação ambiental a fim de que, após as intervenções de recuperação, eles estejam capacitados para preservar o ambiente livre de riscos e contaminações. O trabalho de educação ambiental será desenvolvido com a ajuda da associação de moradores do bairro.

“A ideia principal era unicamente recuperar a saibreira, mas conversando com o presidente da associação, percebemos outras necessidades, como a criação de um programa de reciclagem no local. A ideia é contribuir para o melhor aproveitamento do lixo e, consequentemente, um ambiente mais sustentável. Mediante um orçamento viável, usaremos recursos do fundo do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente já disponível para este fim”, declarou De Mello.

O presidente da associação de moradores do Fischer, Gilson Faria, reconhece o trabalho realizado pela Prefeitura com o objetivo de proporcionar uma qualidade de vida melhor à população da região. “Há muito tempo vínhamos lutando para que uma ação ambiental fosse realizada nesta área, e hoje temos a satisfação de ver o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente. A cerca vai ajudar muito na proteção da encosta”, concluiu.

Nenhum comentário: