O governo do estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Obras, vem utilizando a técnica do asfalto borracha em rodovias estaduais. Atualmente, a aplicação está em execução nas obras de recapeamento da RJ-125 (Japeri-Miguel Pereira), depois de usá-la com sucesso primeiramente na RJ-122 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu) e depois no trecho da RJ-151 entre as vilas de Visconde Mauá e Maringá, no Sul do Estado. As obras na RJ-125, orçadas em R$ 85,9 milhões, começaram em dezembro de 2013 e tem conclusão prevista para novembro deste ano.
O asfalto borracha é uma técnica que o DER vem desenvolvendo com o aproveitamento de pneus usados na fabricação do asfalto em uma unidade instalada no próprio canteiro das obras. O sistema recebeu, inclusive, premiado, em dezembro de 2012, o Prêmio Mundial de Melhor Obra na categoria Engenharia Sustentável da Federação Internacional de Rodovias (International Road Federation, na sigla em inglês). O órgão aproveitou cerca de 200 mil pneus usados no composto de asfalto que cobriu 35 quilômetros da RJ-122.
- O resultado do recapeamento da RJ-125 está muito bom. Serão usados milhares de pneus que iriam para lixão, córregos ou algum terreno baldio, contaminando o solo com o tempo – afirmou o presidente do DER, Henrique Ribeiro.
Ribeiro disse que o uso do asfalto-borracha tem outras vantagens: o material possui alta viscosidade com mais 50% de aderência, o que representa redução de acidentes, e diminuição de 40% do ruído e dos custos, em relação ao asfalto tradicional, além de maior durabilidade, numa média de 20 anos.
- Temos planos para outras estradas que permitem o uso desta tecnologia, como a RJ-145. Não posso sair aplicando o asfalto-borracha em qualquer lugar, somente em estradas que comportem o uso dele. Mas, o bom resultado é comprovado - destacou Ribeiro.
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