Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Tour do Rio chega em Teresópolis nesta sexta, 29

Maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, o Tour do Rio chega a Teresópolis nesta sexta-feira, 29. Os competidores chegarão de Três Rios pela Estrada Teresópolis-Itaipava, entre 14h e 15h, seguindo pelo centro da cidade até o pátio da Prefeitura, na Várzea, onde será montada uma estrutura de apoio ao evento. 

Os ciclistas permanecerão no município até o dia 30. Todo o trajeto dos atletas será acompanhado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, para segurança dos competidores e a organização do trânsito. 

Reunindo atletas de várias partes do mundo, totalizando cerca de 600 pessoas entre técnicos, logística e competidores, a prova terá um total de 140 ciclistas, divididos em 10 equipes, nacionais e internacionais. Os competidores percorrem cerca de 830 km ao longo do estado do Rio de Janeiro, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras.

Esquema de trânsito na cidade

Saindo de Três Rios, os competidores chegam a Teresópolis pela Estrada Teresópolis-Itaipava, no dia 29, por volta das 15h. Seguirão pela Av. Presidente Roosevelt até a Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea, que estará interditada. Eles vão passar pela Av. Lúcio Meira, sentido Alto, em direção à Prefeitura, onde fica a linha de chegada. 

No Centro, o trânsito vai seguir em contramão da esquina da Rua Francisco Sá (Calçada da Fama) e passará pela Prefeitura até a Rua Nova Friburgo, onde o tráfego volta para a mão normal seguindo para o Alto. 

No sentido Várzea, os veículos serão desviados na Reta para a Rua Magé, seguindo pela Rua Nilza Chiapeta até a Rua Tenente Luiz Meirelles e passando pela Rua Waldir Barbosa Moreira (a Rodoviária). Deste ponto, continuarão pela Avenida Delfim Moreira, onde poderão seguir no sentido da Matriz de Santa Teresa. Outra opção é entrar na Rua Jornalista Délcio Monteiro (antiga Olegário Bernardes) e pegar a Avenida Lúcio Meira, até a altura da Rua Francisco Sá (Calçada da Fama), que estará em mão dupla. 

Quem precisar ir para o bairro de São Pedro, deverá seguir pela Lúcio Meira até o cruzamento com a Rua Tenente Luiz Meirelles, sem passar pela Rua Djalma Monteiro, que também estará interditada. Esses desvios acontecem a partir das 14h.
   
Os ciclistas permanecerão na cidade até o dia 30 de agosto, quando seguem para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h. Neste dia, a partir das 7h, o trânsito será na contramão na Rua Rui Barbosa, acessando a Rua Carmela Dutra em direção ao Alto. 

O Tour do Rio é uma realização da empresa Conexão Marketing e Comunicação, em parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ).

Ministro do Turismo é recebido em Teresópolis

O ministro do Turismo Vinicius Lages esteve em Teresópolis, no último sábado, 23, para visitar as instalações da Vila St. Gallen, localizada no bairro do Alto. Lages, que estava acompanhado do secretário de estado de Turismo do Rio, Claudio Magnavita, foi recebido pelo vice-prefeito Marcio Catão e pelo secretário municipal de Turismo, Ronaldo Fialho. Na ocasião, o ministro também passou por Nova Friburgo e Petrópolis. O objetivo foi conhecer o Polo Cervejeiro da Região Serrana a fim de que o Ministério apoie o projeto ‘Rota Cervejeira do Rio de Janeiro – Cervejas das Montanhas’, que está em fase de elaboração.

“Recebi o convite da secretaria de estado de Turismo para conhecer as instalações das cervejarias que integram o Polo Cervejeiro da região. Estou impressionado com a Vila St. Gallen, um equipamento turístico muito bonito e bem estruturado”, avaliou o ministro Lages, que estava acompanhado do diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimento no Turismo, Eduardo Golin.

A Vila St. Gallen é um empreendimento da Cervejaria Therezópolis destinado à diversão e à experiência dos amantes da cerveja com os múltiplos estilos da bebida e as diversas formas de harmonizá-la. O espaço temático completa três anos de existência em outubro deste ano e possui diversos ambientes, como o Bistrô 1912, onde o cliente conhece o que há de mais sofisticado na relação gastronomia e cervejas especiais; e a Vila St. Gallen, na qual o visitante conhece a história, os ingredientes, os principais estilos e o processo de produção da bebida.

O vice-prefeito Marcio Catão ressaltou que a iniciativa poderá contribuir para o desenvolvimento dos municípios integrantes do projeto. “O ministro veio para chancelar uma ideia que está sendo discutida há mais de um ano, que é a Rota Cervejeira. Esse circuito poderá se tornar um produto espetacular não só para o turismo da região e de Teresópolis, em especial, mas também para o desenvolvimento econômico dessas cidades”, pontuou Catão. O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, e o subsecretário de Estudos e Projetos, Carlos Tucunduva, também participaram da visita.

Rota Cervejeira

A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias, além dos brewpubs, que são bares que produzem a própria cerveja no local, oferecendo aos turistas e visitantes uma experiência única e marcante de imersão nessa cultura. Além de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, os municípios de Cachoeiras de Macacu e de Guapimirim também estão envolvidos na iniciativa.

O projeto de turismo temático é desenvolvido pela Associação Turística das Cervejas & Cervejeiras do Rio de Janeiro (ACCERJ-TUR) e envolve todo trade regional destacando a gastronomia em meio às belíssimas montanhas, cachoeiras cristalinas, ar puro, parques naturais e tantos outros traços do turismo de montanhas da colonização européia da região.

O Polo Cervejeiro conta com a chancela do conselho turístico Serra Verde Imperial, que foi responsável pela ideia de se criar um produto que integrasse a Região Serrana visando a valorização de uma vocação regional (cervejas).

Em Nova Friburgo, Lages esteve na Cervejaria do Barão Bier que também faz parte da lista de atrativos do Polo da Serra Verde Imperial. O Palácio de Cristal, ponto turístico importante da cidade, e o museu da Cervejaria Boehmia, integrante do Polo Cervejeiro, foram os locais visitados em Petrópolis.

Creches do município de Magé iniciam a Semana Nacional de Educação Infantil

Do dia 25 a 29 de agosto acontece a Semana Nacional da Educação Infantil. E para comemorar e incentivar um período de reflexão coletiva sobre a necessidade de garantir às crianças seus direitos, a prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na manhã desta segunda-feira, uma série de eventos dedicados aos alunos de todas as creches distribuídas pelo município. Cada unidade terá oficinas pedagógicas de acordo com a sua escolha.

Cada unidade de ensino infantil de Magé criou uma programação especial. Entre as ações previstas, estão momentos literários para e com as crianças em diferentes espaços. A Creche Municipal Urias, do Parque Maitá (Piabetá), desenvolveu durante o dia, oficinas pedagógicas, contação de histórias com dinamizadores da leitura e brincadeiras, além de uma apresentação teatral dos alunos voltado para o folclore.

A secretária de Educação Angela Lomeu esteve na creche e assistiu a apresentação das crianças que deu início ao projeto. “Essa fase da vida é fundamental para que o desenvolvimento da criança se dê de forma plena integral. O que faltar nessa fase da ludicidade, do cuidado e uma série de conceitos desenvolvidos na infância, possivelmente pode fazer com que elas cresçam com problemas de atenção na aprendizagem de qualidade. Nessa época é que elas se formam, os neurônios todos estão se fortalecendo, elas vão absorvendo conceitos e aprendendo toda uma estratégia de vida que vai facilitar no desenvolvimento do processo pedagógico”, declarou a secretária.

Na escola a primeira etapa da educação básica é destinada a alunos de zero a cinco anos, com finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças dessa faixa etária em seus aspectos físico, intelectual, artístico, psicológico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Para a diretora da Creche Municipal Urias, essas ações são importantes para o desenvolvimento dos alunos. “É inovador, porque resgata a infância das crianças com as brincadeiras e atividades pedagógicas. Isso precisa e vem sendo recuperado nas creches. Além  disso, elas adquirem conhecimento e nós passamos a valorizar a criança nesta etapa da vida”, declarou Fabrícia Rocha Correia.

Durante toda a semana, diversos trabalhos serão desenvolvidos com as crianças das creches municipais, entre eles, as crianças aprenderão sobre o folclore,  participarão de oficinas com brincadeiras, contação de histórias, e ainda aprenderão a fazer biscoitos e docinhos. Na sexta-feira (29), último dia do projeto, está previsto para acontecer a “Mostra das Produções”, em que as crianças farão apresentações do que foi aprendido para os pais e a comunidade.

A Semana Nacional de Educação Infantil é sempre comemorada no dia 25 de agosto, que é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil. A escolha da data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.

Projeto "Música na Feirinha" apresenta o grupo Encantos e Batuques

Congada de Minas, baião de princesa, ciranda e canções autorais do grupo Encantos e Batuques envolveram o clima da Feirinha de Teresópolis, no Alto, no último domingo, 24. O som tipicamente do folclore brasileiro, desde a Amazônia até o sul do Brasil, agradou o público que visitava o espaço. O projeto M​úsica na Feirinha é uma parceria da Prefeitura, através da secretaria de Turismo, com o Sesc Teresópolis para dar  mais oportunidades aos artistas locais de mostrarem seus talentos.

Formado desde 2009, o grupo reúne vários artistas amigos que resolveram tocar juntos ritmos de raiz da cultura brasileira. A ideia deu certo.  Integrantes da banda, os secretários de Turismo, Ronaldo Fialho, e de Cultura, Arnaldo Almeida, participaram da apresentação. “Sou um artista e apaixonado pela nossa cultura. Precisamos levar a arte onde o povo está e aqui é um lugar perfeito porque o público já está presente. Nossa intenção foi introduzir o lúdico ao ambiente da feira”, comentou Arnaldo.

Para Fialho, secretário de Turismo, o projeto é tão importante para os artistas quanto para a cultura, além, é claro, de proporcionar bons momentos ao ar livre e de graça para a população. “Comerciantes, público, artistas e feirantes, todos ganham de uma forma geral. Isso é mais um atrativo para a feirinha e eu fico feliz em ver as pessoas participando e aplaudindo a arte. Como secretário de Turismo também fico orgulhoso em poder contribuir com o resgate de nossas raízes musicais”, disse.

Passeando em Teresópolis, o casal Rubens e Irene Goldberg aproveitou o dia de sol para visitar a Feira. “Sou apaixonada pelo artesanato local e toda vez que estamos na cidade venho aqui. Hoje tivemos o privilégio de presenciar este espetáculo. Estou encantada porque amo a música de raiz e admiro o folclore brasileiro”, declarou Irene, que é de nacionalidade argentina.

Quem também parou para ouvir os sons de origem africana e indígena foi um grupo de motociclistas de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. “Muito bacana! A maioria dos jovens de hoje não conhece essas músicas, nem tem a oportunidade de ouvir, por isso, achei muito legal e paramos todos para aproveitar a chance”, falou Flaviomar Simões.

Para o presidente da Alfa (Associação Livre da Feirinha do Alto), Edezio Pacheco, mais conhecido com Deco, a iniciativa ajuda a alavancar o movimento da feirinha, atraindo mais visitantes. “A música deixa o lugar mais agradável e isso atrai mais gente para cá, tanto para comprar quanto para comer e beber”.

No próximo domingo, 31, quem se apresenta é Fernando Mello, com o espetáculo 'Seu Quixote e Chico Pança’, oferecendo ao público um legítimo forró. As apresentações acontecem sempre aos domingos, a partir das 13h.

Novas reuniões entre a secretaria de Turismo e o Sesc já estão programadas para o mês de setembro com objetivo de ampliar a parceria e realizar  mais uma temporada de eventos na Feirinha de Teresópolis.

Procon Estadual inicia acordos com prefeituras do Rio para autenticação do Livro de Reclamações

Para facilitar o dia a dia dos donos de estabelecimentos comerciais do estado do Rio, a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, está fechando parcerias com os procons municipais de 14 cidades e com as prefeituras dos demais 78 municípios do estado para que cada um deles tenha o direito e a autonomia para autenticar os Livros de Reclamações, obrigatórios em todos os estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro. Cada um destes locais também irá receber e enviar para o Procon Estadual as reclamações efetuadas nos estabelecimentos e a Comunicação de Ausência de Reclamações, retirando dos fornecedores a necessidade de vir a sede da Seprocon na capital para tratar do assunto.  

Os procons de sete municípios já estão autorizados a realizar este trabalho: Búzios, Macaé, Magé, Nova Friburgo, Petrópolis, Piraí e São Pedro da Aldeia. Eles podem receber o material referente aos Livros de Reclamações de estabelecimentos sediados em qualquer município do estado. Com isso vão favorecer também os fornecedores de municípios próximos. O Livro de Reclamações pode ser comprado em papelarias e também está disponível em um link no site do Procon Estadual (www.procon.rj.gov.br) para download com informações de como utilizá-lo.

Os estabelecimentos comerciais do estado do Rio de Janeiro estão obrigados pela Lei Estadual 6.613/2013, de autoria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a possuir um livro para o registro de reclamações de seus clientes. Desde que a lei foi regulamentada por um decreto do Governo do Estado do Rio, em 27 de maio deste ano, o Livro de Reclamações passou a existir de fato e precisa ser autenticado na sede da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) antes de começarem a ser utilizados. Estes livros também precisam receber um visto do Procon Estadual a cada 30 dias, mesmo que não possuam nenhuma reclamação registrada. Com os novos acordos que começam a ser estabelecidos pelo Seprocon, cada município do Rio terá um local para a realização deste trabalho.

Para a próxima etapa deste processo, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), a pedido do Seprocon, está desenvolvendo um projeto que vai transformar o Livro de Reclamações em um programa on-line. Com isso, a autenticação de seu uso poderá ser solicitada pela internet e as reclamações poderão ser registradas pelo cliente em um tablet do estabelecimento, que substituirá o livro, facilitando ainda mais o seu uso, tanto para o fornecedor como para o consumidor. 

Senai de Teresópolis abre inscrições para cursos gratuitos

O Senai de Teresópolis, está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de modelista e carpinteiro de obras. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no turno da tarde.  Para se inscrever no curso de modelista, o candidato deve ter o ensino fundamental. O objetivo é ensinar os alunos a modelar peças do vestuário, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes. A previsão de início é setembro.
Já para o curso de carpinteiro de obras, é necessário ter 18 anos e concluído o 5º ano do ensino fundamental. O candidato receberá treinamento sobre como calém de estruturas auxiliares e instalações provisórias de obras, planejando o próprio trabalho, seguindo projetos de acordo com as normas técnicas, de segurança e de meio ambiente específicas. O curso está previsto para iniciar em outubro.
Os interessados devem procurar a unidade do Senai na Rua Jorge Lóssio, 207, bairro Alto, levando cópia do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Mais informações pelos telefones (21) 2741-4600 ou (21) 2642-0152.

Torneio em comemoração ao Dia do Soldado é grande sucesso

Realizado por iniciativa do comando do 30º Batalhão de Polícia Militar, um torneio de futebol society marcou as comemorações pelo Dia do Soldado nesta segunda-feira, 25 de agosto. Tendo como objetivo a integração das forças de segurança da cidade, a competição aconteceu no quartel da corporação, no bairro Pimenteiras, e reuniu as equipes da PM, Guarda Municipal, 16º Grupamento de Bombeiro Militar e do Tiro de Guerra.

Na final, disputada por pênaltis, a equipe da Polícia Militar sagrou-se campeã pelo placar de 1 x 0, com a Guarda Municipal ficando em segundo lugar. Já o Corpo de Bombeiros ficou na terceira colocação, após derrotar por 3 x 0 o Tiro de Guerra. Foram entregues medalhas para os times 1º, 2º e 3º colocados, além de troféus para o campeão, o artilheiro do torneio e o goleiro menos vazado.

"O resultado não importa, somos todos soldados e trabalhamos pela sociedade. E também somos usuários dos serviços de segurança pública que nós prestamos à população”, discursou aos participantes o tenente-coronel Cleber Maia, comandante do 30º BPM. “Esse torneio une as instituições de segurança no Dia do Soldado, uma data importante do Exército Brasileiro para ser comemorada”, comentou o tenente-coronel Leal, comandante do 16º GBM.

O administrador de esportes da Secretaria de Esportes e presidente da Liga Teresopolitana de Desportos, Mario Silva, e o coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, acompanharam a competição, que contou com a arbitragem de José Carlos Pedra e Gisele Fernandes. “Parabenizo todos os participantes do torneio. É a integração das forças de segurança do município para que a prestação do serviço flua melhor”, disse Alves.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TCE-RJ aprova contas do prefeito Arlei: Prefeitura investe em Saúde e Educação mais do que o previsto em lei

Prefeito Arlei
Em sessão plenária realizada nesta terça-feira, dia 19, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas do exercício de 2013 da Prefeitura de Teresópolis, de responsabilidade do prefeito Arlei. A decisão foi tomada pelos conselheiros, acompanhando o voto do conselheiro-relator Aloysio Neves. De acordo com o relatório, a Prefeitura investe em Saúde e Educação percentuais acima dos previstos na Constituição
Federal. O respeito ao limite de despesas com pessoal foi outro destaque das contas municipais.

O documento, que reflete a análise técnica das contas examinadas, contém ressalvas, determinações e orientações. São alertas que têm como objetivo orientar os gestores e garantir que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente, atendendo aos interesses da população. Agora, o parecer será encaminhado para a apreciação final da Câmara Municipal.

Saúde – A Prefeitura de Teresópolis destinou às ações e serviços públicos de saúde o valor de R$ 39.560.534,27, o que corresponde a 20,23% da receita com impostos e transferência que somou no exercício R$ 195.579.271,63. O resultado apresentado ficou acima do mínimo exigido de 15%, conforme o inciso III do artigo 77 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADTC).

Educação – De acordo com o relatório do conselheiro-relator, o valor aplicado pela Prefeitura na manutenção e desenvolvimento do ensino foi de R$ 62.344.002,04, equivalente a 31,55% da receita resultante de impostos e transferência, que no exercício alcançou o valor de R$ 197.609.130,07. O resultado apresentado pelo município ficou acima do mínimo de 25%, determinado pelo artigo 212 da Constituição Federal.

Fundeb – O município cumpriu o limite estabelecido no artigo 22 da Lei Federal nº 11.494/07, ao gastar R$ 61.925.973,35 (86,34%) dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) com a remuneração dos profissionais do magistério. O total dos recursos do fundo no exercício alcançou R$ 71.721.102,67. Com o resultado, a Prefeitura empregou recursos acima do mínimo obrigatório, que é de 60%, conforme previsto no artigo 22 da Lei 11.494/07.

Receita corrente – A receita corrente líquida (RCL) é base para a apuração dos limites da despesa total com pessoal, entre outros itens. No primeiro quadrimestre de 2013, a Prefeitura registrou receita de R$ 325.268.300,00; no segundo, R$ 328.280.900,00; e no terceiro, R$ 343.650.300,00. O resultado de 2013 representou evolução positiva de 10,08% em relação ao exercício de 2012.

Gasto com pessoal – A Prefeitura de Teresópolis registrou despesas com pessoal dentro do limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os gastos representaram 49,40% da RCL, abaixo dos limites legal (54%) e prudencial (51,30%). No primeiro quadrimestre, o gasto foi de R$ 152.265.400,00, o que representou 46,84% da RCL; no segundo quadrimestre, somou R$ 157.635.100,00 (48,02% da RCL); e no terceiro quadrimestre, R$ 109.751.300,00 (49,4%).

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ex-aluno do UNIFESO apresenta trabalho de Geoprocessamento na Califórnia


Presentes em um dos maiores encontros mundiais da área de Tecnologias em Geoprocessamento, o ESRI International User Conference, Sérgio Dorneles e José Roberto de Castro Andrade, respectivamente egresso e professor do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), levaram uma importante pesquisa desenvolvida no Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP) do UNIFESO para o evento, realizado de 14 a 18 de julho, em San Diego, Califórnia (EUA).

A apresentação aconteceu no último dia do evento, na forma de comunicação oral dentro da sessão “Advanced Imagery Dissemination through Web Services”. A pesquisa intitulada “The Use of Image Analysis to Understand Brazil's Worst Natural Disaster” (“O uso da análise de imagens para entender o pior desastre natural do Brasil”) é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Sérgio, orientado pelo professor José Roberto e defendido no fim de 2013.

 “A apresentação foi um sucesso, pudemos ter novas ideias para a continuação do trabalho e também para pesquisas futuras, tivemos a oportunidade de conversar com pessoas de diversas áreas e recebemos um bom feedback sobre nossa pesquisa. Vimos que não estamos atrás de outras instituições do exterior com trabalhos semelhantes, e isso nos deixou bastante orgulhosos”, analisou Sérgio, adiantando que “a proposta agora é continuar o trabalho no Laboratório do UNIFESO, mesmo depois de graduado, nem que seja como consultor de outros projetos desenvolvidos por alunos do curso de Ciência da Computação”.

Sérgio contou ainda que durante o congresso ele e o professor José Roberto observaram novas versões dos softwares utilizadas no laboratório, com novas funcionalidades que poderão ser empregadas em pesquisas, principalmente nas áreas de 3D e Realidade Virtual. “Parece que esta é a nova tendência para os mapas: a terceira dimensão. O bom é que isso abre mercado para diversas áreas: cartografia, engenharia ambiental, geografia, entre outras, além da própria ciência da computação”, constatou.

Tecnologia 3D interativa 
Segundo o professor José Roberto, o trabalho apresentado nos EUA utiliza tecnologia e ferramentas de software para visualização 3D interativa, possibilitando uma análise comparativa de algumas áreas do município nos arredores do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, entre 2010 e 2011. “Na análise foram utilizadas fotografias do satélite Landsat 5 com resolução de 30 metros obtidas antes e depois da tragédia de janeiro de 2011, podendo ser observado o efeito das chuvas sobre o terreno em áreas onde ocorreram deslizamentos e inundações”, explicou. Ainda de acordo com o professor, para a visualização 3D interativa foi usado um aplicativo Web desenvolvido pelaEnvironmental Systems Research Institute (ESRI), que permite que os resultados possam ser disponibilizados futuramente num servidor para divulgação na internet.

Alta tecnologia em Laboratório do UNIFESO 
Funcionando desde 2013, o LPP desenvolve atividades relacionadas à prototipagem, contando com uma impressora 3D que está em fase de testes, além de ser utilizado para disciplinas eletivas como “Prototipagem Virtual” e “Modelagem Gráfica e Animação” do curso de Ciência da Computação e ainda na criação de protótipos. Como novidade oferece atividades relacionadas ao Sistema de Informações Geográficas (SIG) e ao Geoprocessamento, muito utilizadas atualmente no desenvolvimento de importantes trabalhos institucionais de avaliação, conservação e planejamento ambiental.

Bispo Dom Gregório celebra missa no UNIFESO


No dia 8 de agosto, às 18h, o bispo Dom Gregório Paixão, da Diocese de Petrópolis (abrange Teresópolis) celebrará missa no auditório Omar Magalhães, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), no bairro do Alto.

Segundo o decano do clero católico de Teresópolis, Pe. Jorge Luiz Pacheco de Medeiros, este será o primeiro contato do bispo com a comunidade acadêmica da cidade. “Além de líder religioso D. Gregório é também um intelectual, sempre interessado no diálogo com os professores e estudantes universitários, consciente da importância da presença da Igreja nos ambientes da educação e da cultura, sendo bispo referencial para a Cultura na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)”.

A missa, embora voltada para os universitários, é também aberta à comunidade.

Um bispo ligado à cultura

Dom Gregório Paixão é monge beneditino, tendo cursado Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma, recebendo nota máxima pela tese “O Panteão Nagô, Aspectos Hagiográficos do Candomblé da Bahia, Elementos Míticos e Históricos”.

Ele tem doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã (Holanda), da qual é professor convidado desde 1998. Foi Diretor do Colégio São Bento da Bahia; da Faculdade São Bento, assim como da Revista Análise e Síntese. Lecionou Língua Grega, Antropologia Cultural e Homilética. É autor de 14 livros, além de diversos artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras.

Grupo Amor Exigente Teresópolis completa 15 anos


Um encontro realizado neste domingo, 3, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, na Várzea, marcou os 15 anos de existência do grupo Amor Exigente Teresópolis – Grupo Fio Triplo. Trata-se de um programa de apoio e ajuda mútua para familiares de dependentes químicos que, através de 12 princípios básicos e éticos, incentiva a cooperação familiar e comunitária, desencorajando a agressividade e a violência.

Realizado pela Federação de Amor Exigente, o evento reuniu participantes do programa, representantes da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, do CRIAAD (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente) e da Prefeitura, além de educadores e convidados.

A cofundadora do Amor Exigente no Brasil, Mara Silvia Carvalho Menezes, apresentou um histórico do programa, que reúne mais de 10 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. Já o poeta e servidor municipal Hudson Fernandes falou sobre o amor e suas vertentes através da poesia, e também da experiência colhida no cotidiano humano. Painel das experiências de grupos, proposta de realização de um encontro estadual e homenagens aos fundadores do grupo de ajuda em Teresópolis fizeram parte da programação.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Procon Estadual autua operadoras de telefonia e de TV por assinatura por não cumprirem determinação da Anatel

- Oi, Claro, Vivo, Nextel, GVT, Net Rio e Sim TV não cumprem normas que facilitam a reclamação e o cancelamento de serviços

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon Estadual, verificou que sete das principais operadoras de telefonia e TV por assinatura que atuam no estado do Rio de Janeiro não estão respeitando a nova resolução da agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) n° 632/2014, que facilita o cancelamento por parte do usuário dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel e TV a cabo. Agentes da autarquia pesquisaram nos sites e nos serviços de atendimento ao consumidor (SAC) dessas empresas, nos quais identificaram as irregularidades. As empresas que receberam os atos sancionatórios são a Oi, Claro, Vivo, Nextel, GVT, Net Rio e Sim TV. Todas foram alvo de auto sancionatório e serão multadas.

Três dessas empresas – Oi, Vivo e GVT – foram notificadas pelo Procon Estadual por exceder o tempo máximo para contato direto com o atendente do SAC pelo telefone após esta opção ser selecionada pelo consumidor: o tempo de espera aceito é de 60 segundos, de acordo com o artigo 1° da Portaria n° 2014/08, publicada pelo Ministério da Justiça, e o artigo. 27, § 3°, da resolução da Anatel n° 632/2014. Outras duas empresas – Nextel e Claro – sequer possuem a opção para reclamação e para cancelamento no primeiro nível de atendimento SAC pelo telefone.

Outra irregularidade encontrada em três das empresas notificadas (GVT, Net Rio e Sim TV) é o não cumprimento do artigo 33, da resolução da Anatel, segundo o qual as empresas “devem manter ao menos um Setor de Atendimento Presencial por microregião com população igual ou superior a cem mil habitantes atendida em sua área de prestação”. Duas delas – Net Rio e Sim TV – só possuem um único posto de atendimento presencial para todo o estado.    

As empresas autuadas têm um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa no Procon Estadual a contar da data em que receberam a notificação.

Atendimento da UPA está normalizado

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira, 31, na UPA 24H Nathan Garcia Leitão, ficou decidido que o atendimento na unidade está normalizado a partir da tarde de hoje. Estiveram presentes os secretários municipais de Saúde, Luiz Cezar Alonso, e de Administração, José Carlos Cunha, representando o prefeito Arlei, o diretor administrativo Marcos Zamith e médicos da unidade.
 
Na ocasião, os médicos entregaram aos representantes da Prefeitura um documento contendo reivindicações relativas às condições de trabalho. “Depois de algumas dificuldades, conseguimos sanar esse problema do atendimento restrito na UPA. Os médicos fizeram uma série de reivindicações que iremos analisar e tentar equalizar da melhor maneira possível”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Cezar Alonso.
 
Representando a categoria médica da UPA, Tiago Badaró confirmou que o atendimento volta ao normal a partir do acordo feito com a Prefeitura para que as demandas dos profissionais sejam analisadas pela gestão.
 
“Compreendendo que está havendo um prejuízo enorme devido à restrição do atendimento para a população, e que a Secretaria de Saúde cumpriu com o acordo feito com relação ao pagamento da complementação salarial, decidimos pelo fim da restrição”, pontuou o médico, frisando que a gestão terá um prazo de 45 dias para responder às demandas elencadas no documento entregue à Prefeitura.
 
O secretário de Administração, José Carlos Cunha, frisou que a população pode recorrer ao atendimento na UPA a partir desta quinta. “A partir desta reunião com os médicos, a questão do atendimento foi solucionada e a população terá esse serviço essencial prestado de forma completa na unidade”, afirmou Cunha.

Centro Cultural FESO Pró Arte amplia a oferta de cursos

 

Além de uma agenda com intensa programação cultural para 2014, que vem atraindo grande público e incentivando a prática e a apreciação das artes e do conhecimento, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), através do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), oferece a partir de agosto novas oportunidades para a população de Teresópolis: a instituição está oferecendo vagas nos cursos já tradicionais e em diversos novos.

Em reunião entre os dirigentes do Centro Cultural e os professores recém-contratados e antigos realizada no dia 25 de julho, foram discutidas mudanças, diretrizes e propostas dos cursos, como parte da reestruturação que o CCFP vem empreendendo. Para esclarecer os objetivos do Centro Cultural, o professor Jorge Bragança, Presidente do Conselho do CCFP, expôs os fundamentos que levaram a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), mantenedora do UNIFESO, a assumir o compromisso de desenvolver atividades culturais e salientou que “esta é mais uma etapa em que damos continuidade ao incansável trabalho de fomentar a cultura em nossa cidade, buscando sempre desenvolver atividades para a população buscando a máxima qualidade e excelência”.

Durante a reunião, o professor Alexandre José Cadilhe, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO ressaltou que o Centro Cultural trabalha de forma integrada com as demais unidades e atividades do Centro Universitário. “Quando o aluno se matricula num curso livre do Centro Cultural, ele passa a fazer parte do UNIFESO. Desde o momento em que a FESO encampou a Fundação Theodor Heuberger de Artes Letras e Ciências, a Pro Arte, e firmou o compromisso de incentivar a cultura, nunca deixamos de cumprir esta responsabilidade, que somente  se torna viável através da integração com o Centro Universitário, incluindo a graduação, e é por esta razão que este prédio abriga também tanto atividades culturais quanto acadêmicas”, esclareceu o diretor.

Sobre os cursos

O NELAC – Núcleo de Estudos Livres em Arte e Cultura do CCFP visa ofertar cursos diversos atendendo a um público de todas as idades. Para isso, mantêm os cursos de Tecelagem, Macramê, Tecelagem de Quadradinho, Atelier de Xilogravura, Canto Coral, Filosofia e Redação Criativa; e, a partir de agosto de 2014, passa a oferecer também os cursos de Idiomas (Inglês e Alemão), Desenho Técnico e Maquetes, Dança de Salão, Técnica Vocal, Violão, Percussão, Piano, Teoria Musical e Cinema. Os cursos são ofertados a preços populares, mas também serão oferecidas vagas para bolsistas que terão gratuidade segundo o limite de vagas. 

Entre os professores de música estão profissionais conhecidos na cidade, como Márcio Pombo, Dennis Lopes e Jorge Péculas. “Um lugar como este é uma referência para a música e para as artes em geral porque contribui para a formação de novas plateias, o que é fundamental. O Centro Cultural é mágico, pela sua história e por tudo o que tem aqui. A cidade precisa cada vez mais destas iniciativas”, salientou o músico Márcio Pombo. Para o professor Dennis Lopes, “a música é um objeto de conhecimento cultural do ser humano e os Centros Culturais são locais essenciais para construção deste conhecimento, já que nossa cidade é carente desse tipo de iniciativa”, defendeu o músico, que é pós-graduado em Arte e Educação. Já para o professor Jorge Péculas a ideia é empolgante, e ele adianta que uma das propostas do Curso Livre de Violão é montar uma orquestra “o que seria inovador e muito bom para a cidade”, diz Jorge.

A jovem professora Mariana Ferreira está com a responsabilidade de ensinar novos passos ao público com o curso de Dança de Salão, o que para ela “será um ótima oportunidade como professora pelo fato de ser uma Instituição de renome, respeito, muito conhecida e tradicional na área de cultura”, avaliou.

A professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, avalia a reestruturação do Centro Cultural como algo extremamente positivo. “Para ampliar a diversificar a oferta de cursos fizemos uma avaliação das demandas da sociedade e também da viabilidade econômica. Com isso, foi possível ampliar uma oferta já significativa de atividades culturais e também o público beneficiado. Por meio desta iniciativa a FESO e o UNIFESO dão continuidade ao compromisso que assumiram desde a encampação da Fundação Pro Arte Theodor Heuberger de Artes Letras e Ciências – Pro Arte, de forma articulada entre o Centro Universitário e as aspirações que identificamos em nossa sociedade”, diz a Reitora.

As inscrições começam no dia 4 de agosto, com início das aulas a partir de 1° de setembro. O Centro Cultural FESO Pro Arte fica na Rua Gonçalo de Castro - 85, no bairro do Alto. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (21) 2644-5770 / 5762 ou pelo e-mail <centrocultural@unifeso.edu.br>.
Os secretários municipais de Governo, Leonardo Vasconcellos, e de Desenvolvimento Social, Graça Granito, oficializaram na manhã desta quinta-feira, dia 31, a entrega de um veículo para o Conselho Tutelar de Teresópolis. O carro modelo Spin LT, zero quilômetro, foi doado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem capacidade para sete pessoas e será utilizado exclusivamente para atender as demandas do Conselho. Receberam o automóvel os conselheiros tutelares João Valfran Sobrinho Gomes, Djair Marcelino e Rodrigo Pinto Ribeiro.

“É uma doação repassada ao Município pelo Governo Federal para uso exclusivo do Conselho Tutelar, e que está sendo entregue ao órgão pela Prefeitura de Teresópolis”, comentou a secretária Graça Granito. “Com um veículo novo, os conselheiros poderão executar          o seu trabalho com agilidade, fazendo visitas e atendendo ocorrências com mais qualidade e segurança”, pontuou o secretário Leonardo Vasconcellos.

O veículo está adesivado com a logomarca do Conselho, para facilitar a identificação nos locais de ocorrências. “A estrutura do Conselho Tutelar está melhorando, e esse carro vai fazer com que os conselheiros exerçam melhor a sua função”, opinou o conselheiro tutelar Rodrigo Pinto Ribeiro.

Instalado na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, na Várzea, o Conselho Tutelar funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Nos fins de semana e feriados, o órgão pode ser acionado pelos telefones de plantão (21) 9 9695-5005 (Vivo) e 9 6825-5005 (Claro).

Criados pela Lei 8.069 de 1990, que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, os Conselhos Tutelares desempenham função estratégica no Sistema de Garantia de Direitos: a de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, ajudando no enfrentamento à negligência, à violência física e verbal, à exploração sexual e a outras violações. É um órgão permanente e autônomo, responsável por auxiliar e conduzir a defesa dos direitos da criança e do adolescente, elaborar e monitorar as políticas voltadas a esse público, bem como aplicar e fiscalizar essas políticas.

Teresópolis participa de lançamento de mapa de ameaças naturais do RJ

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, representou Teresópolis no lançamento do Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro 2014, realizado nesta terça, dia 29, no auditório do Complexo de Ensino Coronel Sarmento em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro.

O evento foi presidido pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, e reuniu secretários municipais e equipes de Defesa Civil de todo o estado. Também marcaram presença, pelo município, o subsecretário operacional, Francisco Cordeiro, e a subsecretária de Geologia e Mapeamento de Riscos, Analice Pereira Gomes.

O objetivo do mapeamento é fornecer ao poder público local informações sobre a localização e a situação das áreas sob risco iminente de desastres naturais nos municípios para o planejamento de ações de prevenção e a confecção de planos locais de redução de riscos. Na versão 2014 do mapa, os cinco riscos mais registrados no estado são deslizamentos (18%), inundações (17,8%), alagamentos (14,1%), enxurradas (11,7%) e incêndios florestais (8,3%).

“Esse mapa é de grande importância, pois identifica as áreas de risco, aponta as regiões com indicação para a implantação das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e também trabalha a parte preventiva de preparação das comunidades, alertando para a necessidade de treinar os moradores desses locais”, avaliou o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva.

O secretário lembrou que Teresópolis já possui o seu mapa de riscos, que será adequado à formatação proposta pelo Governo do Estado. “Nosso mapa está sempre em atualização, de acordo com as vistorias realizadas pela Defesa Civil no município. O documento tem 87 pontos de deslizamentos de terra e quatro de inundações listados no primeiro distrito de Teresópolis”, acrescentou.

A proposta da Escola de Defesa Civil (Esdec) é oferecer treinamento, a partir de agosto, às equipes de Defesa Civil dos 92 municípios fluminenses, tendo como base o Mapa de Ameaças Naturais. O levantamento cumpre as diretrizes estabelecidas no Marco de Ação de Hyogo, instrumento mais importante para a implementação da redução de riscos de desastres adotado por 168 estados membros da ONU, incluindo o Brasil.

Prevenção
Desde o evento climático extremo de janeiro de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil de Teresópolis vem investindo em ações de prevenção. O município possui 26 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) nas áreas de risco do município. A proposta éorientar a população sobre como agir em situações adversas que envolvam riscos para qualquer comunidade, bem como capacitar voluntários para dar a primeira resposta aos moradores em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

Teresópolis conta ainda com 26 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 15 comunidades, na cidade e no interior. Os equipamentos são acionados preventivamente quando o volume de chuvas atinge de 30 a 35 mm no intervalo de uma hora. Quando isso acontece, as pessoas são orientadas a deixar suas casas e a se dirigir a locais seguros, que são chamados de pontos de apoio, indicados pela Defesa Civil.

Além disso, o município possui seis estações do Sistema de Alerta de Cheias, implantadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e que monitoram e transmitem alertas sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível d’água dos rios.

A Defesa Civil de Teresópolis mantém uma sala de monitoramento para divulgar, com antecedência, a previsão do tempo para os dias seguintes. Boletins e alertas meteorológicos de órgãos oficiais são repassados diariamente para os agentes de Defesa Civil, voluntários dos NUDEC e a imprensa, numa importante ação de prevenção, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuvas fortes. Além disso, as pessoas interessadas podem receber, via SMS no celular, avisos sobre a meteorologia e alertas sobre a ocorrência de chuvas fortes. O cadastramento é feito pela internet no blog da secretaria. O endereço eletrônico é www.dcteresopolis.blog.br.