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terça-feira, 26 de junho de 2012

Ministro dos Transportes não dá prazo, mas promete liberar seis grandes obras viárias do Rio, inclusive Teresópolis


O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, não deu prazos, mas prometeu dar uma solução para seis grandes obras viárias no Rio tão logo reconstitua o quadro de diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os projetos, já com orçamento e licença ambiental, estão orçados em cerca de R$ 3 bilhões e só dependem da decisão da ANTT para serem executados. A promessa do ministro foi feita na tarde desta terça-feira presidente da Comissão de Viação e Transportes do Congresso Nacional, Washington Reis (PMDB-RJ).
O ministro reconheceu que as obras são essenciais para o Estado do Rio, mas admitiu que problemas administrativos na ANTT, responsável pelas concessões das rodovias federais, têm atrapalhado a análise dos projetos. Paulo Sérgio Passos já tinha participado da audiência pública no Congresso durante a qual os parlamentares e representantes da Firjan e do governo do estado mostraram a necessidade da conclusão das obras antes da Copa do Mundo de 2014.
- Saí muito animado do encontro com o ministro porque ele se mostrou informado dos problemas rodoviários no Rio e disposto a resolvê-los. Disse que não há outro meio de executar as obras sem que elas sejam financiadas pelas concessionárias, mas a ANTT tem que decidir qual o meio legal para que isso aconteça o mais rápido possível. A comissão vai ficar no pé do ministro até que ele encontre uma solução para o problema – disse o parlamentar.
As principais obras que dependem da autorização da ANTT são as seguintes: construção do viaduto (alça) ligando a Ponte Rio-Niterói à Linha Vermelha; nova pista na Rio-Petrópolis; construção do mergulhão em frente ao Porto de Niterói; abertura de nova pista na Via Dutra, na Serra das Araras; nova pista para melhorar o acesso a Teresópolis; duplicação de trechos da BR-393, entre Volta Redonda e Piraí. A comissão de Viação também está cobrando ações da ANTT para que saia do papel o projeto de duplicação da Avenida do Contorno, na saída da ponte Rio-Niterói, apontada como um dos maiores gargalos de trânsito do Rio.
Também está na ANTT o projeto para transferir o posto do pedágio da Rio-Petrópolis para dois quilômetros do ponto atual, logo depois de Xerém, cujos moradores têm que pagar pedágio para chegar à sede do município de Duque de Caxias.


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