Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Os secretários municipais de Governo, Leonardo Vasconcellos, e de Desenvolvimento Social, Graça Granito, oficializaram na manhã desta quinta-feira, dia 31, a entrega de um veículo para o Conselho Tutelar de Teresópolis. O carro modelo Spin LT, zero quilômetro, foi doado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem capacidade para sete pessoas e será utilizado exclusivamente para atender as demandas do Conselho. Receberam o automóvel os conselheiros tutelares João Valfran Sobrinho Gomes, Djair Marcelino e Rodrigo Pinto Ribeiro.

“É uma doação repassada ao Município pelo Governo Federal para uso exclusivo do Conselho Tutelar, e que está sendo entregue ao órgão pela Prefeitura de Teresópolis”, comentou a secretária Graça Granito. “Com um veículo novo, os conselheiros poderão executar          o seu trabalho com agilidade, fazendo visitas e atendendo ocorrências com mais qualidade e segurança”, pontuou o secretário Leonardo Vasconcellos.

O veículo está adesivado com a logomarca do Conselho, para facilitar a identificação nos locais de ocorrências. “A estrutura do Conselho Tutelar está melhorando, e esse carro vai fazer com que os conselheiros exerçam melhor a sua função”, opinou o conselheiro tutelar Rodrigo Pinto Ribeiro.

Instalado na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, na Várzea, o Conselho Tutelar funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Nos fins de semana e feriados, o órgão pode ser acionado pelos telefones de plantão (21) 9 9695-5005 (Vivo) e 9 6825-5005 (Claro).

Criados pela Lei 8.069 de 1990, que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, os Conselhos Tutelares desempenham função estratégica no Sistema de Garantia de Direitos: a de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, ajudando no enfrentamento à negligência, à violência física e verbal, à exploração sexual e a outras violações. É um órgão permanente e autônomo, responsável por auxiliar e conduzir a defesa dos direitos da criança e do adolescente, elaborar e monitorar as políticas voltadas a esse público, bem como aplicar e fiscalizar essas políticas.

Nenhum comentário: