Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Teresópolis participa de lançamento de mapa de ameaças naturais do RJ

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, representou Teresópolis no lançamento do Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro 2014, realizado nesta terça, dia 29, no auditório do Complexo de Ensino Coronel Sarmento em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro.

O evento foi presidido pelo secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Sérgio Simões, e reuniu secretários municipais e equipes de Defesa Civil de todo o estado. Também marcaram presença, pelo município, o subsecretário operacional, Francisco Cordeiro, e a subsecretária de Geologia e Mapeamento de Riscos, Analice Pereira Gomes.

O objetivo do mapeamento é fornecer ao poder público local informações sobre a localização e a situação das áreas sob risco iminente de desastres naturais nos municípios para o planejamento de ações de prevenção e a confecção de planos locais de redução de riscos. Na versão 2014 do mapa, os cinco riscos mais registrados no estado são deslizamentos (18%), inundações (17,8%), alagamentos (14,1%), enxurradas (11,7%) e incêndios florestais (8,3%).

“Esse mapa é de grande importância, pois identifica as áreas de risco, aponta as regiões com indicação para a implantação das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme e também trabalha a parte preventiva de preparação das comunidades, alertando para a necessidade de treinar os moradores desses locais”, avaliou o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva.

O secretário lembrou que Teresópolis já possui o seu mapa de riscos, que será adequado à formatação proposta pelo Governo do Estado. “Nosso mapa está sempre em atualização, de acordo com as vistorias realizadas pela Defesa Civil no município. O documento tem 87 pontos de deslizamentos de terra e quatro de inundações listados no primeiro distrito de Teresópolis”, acrescentou.

A proposta da Escola de Defesa Civil (Esdec) é oferecer treinamento, a partir de agosto, às equipes de Defesa Civil dos 92 municípios fluminenses, tendo como base o Mapa de Ameaças Naturais. O levantamento cumpre as diretrizes estabelecidas no Marco de Ação de Hyogo, instrumento mais importante para a implementação da redução de riscos de desastres adotado por 168 estados membros da ONU, incluindo o Brasil.

Prevenção
Desde o evento climático extremo de janeiro de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil de Teresópolis vem investindo em ações de prevenção. O município possui 26 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) nas áreas de risco do município. A proposta éorientar a população sobre como agir em situações adversas que envolvam riscos para qualquer comunidade, bem como capacitar voluntários para dar a primeira resposta aos moradores em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

Teresópolis conta ainda com 26 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 15 comunidades, na cidade e no interior. Os equipamentos são acionados preventivamente quando o volume de chuvas atinge de 30 a 35 mm no intervalo de uma hora. Quando isso acontece, as pessoas são orientadas a deixar suas casas e a se dirigir a locais seguros, que são chamados de pontos de apoio, indicados pela Defesa Civil.

Além disso, o município possui seis estações do Sistema de Alerta de Cheias, implantadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e que monitoram e transmitem alertas sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível d’água dos rios.

A Defesa Civil de Teresópolis mantém uma sala de monitoramento para divulgar, com antecedência, a previsão do tempo para os dias seguintes. Boletins e alertas meteorológicos de órgãos oficiais são repassados diariamente para os agentes de Defesa Civil, voluntários dos NUDEC e a imprensa, numa importante ação de prevenção, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuvas fortes. Além disso, as pessoas interessadas podem receber, via SMS no celular, avisos sobre a meteorologia e alertas sobre a ocorrência de chuvas fortes. O cadastramento é feito pela internet no blog da secretaria. O endereço eletrônico é www.dcteresopolis.blog.br.

Nenhum comentário: