Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Previsão meteorológica deixa cidades da região serrana em alerta


*Os municípios de Campos, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna e Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense, estão em alerta máximo, segundo o Sistema de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), devido ao transbordamento dos rios Muriaé, Carangola, Pomba, Itabapoana e Paraíba do Sul. De acordo com o tenente-coronel Douglas Paulich, coordenador da Defesa Civil no Noroeste Fluminense, apesar de o nível dos rios estar baixando, eles ainda estão acima da cota de segurança.
*De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do Inea, a Região Serrana entrou, na noite de sexta-feira, em estágio de atenção. O mesmo ocorre em relação à Baixada Fluminense. Segundo a Defesa Civil, nessas regiões não foram registrados novos deslizamentos até ontem, por volta das 18h.
Na Região Serrana, com a previsão de chuva forte no fim semana, municípios entraram em prontidão. Algumas localidades com áreas de risco contam com o sistema de alerta com sirenes. Em Petrópolis, por exemplo, nos locais que ainda não têm o sistema, a Defesa Civil usará carros de som para alertar a população caso ocorra chuvas de alta intensidade. A cidade tem 135 pontos de apoio abertos para abrigar moradores de áreas de risco.
Em Nova Friburgo, além dos postos de apoio das escolas municipais, dois Cieps poderão receber moradores de áreas de riscos das localidades de Conselheiro Paulino e Olaria.

Teresópolis
*Já em Teresópolis, o esquema de prontidão também foi acertado ontem, depois que foi divulgado um alerta meteorológico. São 19 sirenes do sistema de alerta instalados em 11 localidades consideradas de risco. Nesses locais, os pontos de apoio estão preparados para atender, temporariamente, as pessoas.
*No Norte e Noroeste Fluminense, ainda de acordo com Paulich, apesar da previsão de chuva forte nas cabeceiras dos rios que ficam na Zona da Mata mineira e que cortam a região, não vai ocorrer novo transbordamento se a previsão de chuva de 50mm por dia se mantiver.


Um comentário:

Anônimo disse...

Tem a lista de onde estão os alarmes? Como é seu funcionamento? Onde os moradores devem ir em cada localidade se o alarme tocar. Poderia ter isso no Jornal. Só Sugestão! Uma investigação dos valores ($) para a instalação do sistema seria providencial.