Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aluguel social para as vítimas de 6 de abril começa a ser pago em maio


“O aluguel social é fundamental para restabelecer a dignidade dos moradores afetados pelas chuvas de 12 de janeiro de 2011 e 6 de abril de 2012, nesse momento. Algumas famílias se encontram em situação desumana. Por isso, ficaremos de prontidão para fiscalizar o pagamento desse benefício e a construção das casas populares prometidas pela prefeitura”, declarou o deputado estadual Nilton Salomão, comentando a reunião nesta quarta-feira, 2 de maio, da Comissão de Representação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos Rodrigo Neves. Salomão faz parte da equipe, cujo presidente é o deputado Luiz Paulo (PSDB).

Na reunião, foi anunciado o início do pagamento do aluguel social para os desabrigados (179 pessoas) e desalojados (2.512) das chuvas do dia 6 de abril em Teresópolis. “O problema é que este aluguel vale por 12 meses, renováveis apenas por mais 12 e, em Teresópolis, as casas nem começaram a ser construídas”, lembrou o deputado Luiz Paulo — que esteve na cidade na semana passada e, junto com Salomão e Rogério Cabral (PSB), também da comissão, visitou alguns bairros atingidos.

Luiz Paulo ainda lembrou que o déficit habitacional na cidade é maior do que o anunciado e que está havendo problemas com a desapropriação dos terrenos. “Teresópolis precisa de 12 mil habitações”, afirmou ele, concordando com Salomão sobre a conveniência de “pulverizar” essa construção, dividindo-a em vários terrenos menores, com cerca de 200 moradias, em vez de uma grande aglomeração em um único lugar, o que geraria problemas novos, de infraestrutura e transporte, por exemplo.

Durante o encontro, Rodrigo Neves trouxe os números atuais dos beneficiados pelo aluguel social nos municípios da Serra. Em Areal, são 310 famílias assistidas; em Bom Jardim, são 329; em Nova Friburgo, 2.751; em Petrópolis, 860; em São José do Vale do Rio Preto, 338; em Sumidouro, 216; e, em Teresópolis, 2.393 famílias beneficiadas pelo programa. No total, são 7.197 famílias assistidas, com um investimento mensal de R$ 3,5 milhões.

Nenhum comentário: