Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Novos cursos da FAETEC vão capacitar mais de mil jovens e melhorar o mercado de trabalho em Teresópolis


Salomão com Igor Edelstein do Sincomércio

Em solenidade na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro), na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, o deputado estadual Nilton Salomão parabenizou a direção da fundação pela concretização de oito novos cursos que irão compor a grade do CVT — Centro Vocacional Tecnológico —, com o objetivo de oferecer formação técnica e profissional aos jovens de Teresópolis, capacitando-os para o mercado de trabalho. “Aqui na cidade, tudo é sempre difícil, mas, com a ajuda do governo do estado e graças ao trabalho do professor Pansera (presidente), da professora Fátima Felga e de toda a diretoria da FAETEC, conseguimos trazer esses novos cursos que proporcionarão a capacitação de mais de mil jovens, preparando-os para o mercado de trabalho, num momento em que Teresópolis tenta se reerguer”, afirmou Salomão.
O deputado, que foi o responsável pela instalação da FAETEC no CIEP da Barra do Imbuí, em janeiro de 2002, lembrou que outra iniciativa que trará bons frutos para a cidade é a promessa de instalação de uma unidade da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), feita pelo reitor Ricardo Vieralves recentemente, mas criticou a intervenção da prefeitura de Teresópolis no processo. “A UERJ já havia decidido comprar o terreno na cidade e a prefeitura disse que doaria um para a universidade. Isso com que intuito? Por que querer tomar as rédeas de algo que já estava decidido e encaminhado?”, questionou o deputado.

Salomão também fez críticas ao que chamou de “atitude covarde” da Viação Dedo de Deus, que não aceita o Riocard financiado pelo estado aos alunos da FAETEC em seus ônibus, alegando “falta de adaptação do sistema da viação”, o que tem provocado a desistência de muitos. “O aluno carente desiste do curso por não ter dinheiro para o transporte. Isso é um desastre para o futuro desses jovens e de nossa cidade, além de um desserviço da empresa, que é uma concessão pública, com a população e até com o poder público. Essa relação desrespeitosa tem que mudar”, afirmou Salomão.

Também foram anunciados cursos de curta duração em línguas como inglês e espanhol, para capacitar as famílias que receberão os cerca de 10 mil jovens que virão a Teresópolis por conta da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em meados de 2013.

Nenhum comentário: