Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Teatro de Rua neste sábado na Calçada da Fama


- Neste sábado, dia 21 de junho, será encenado, às 11h, em plena Calçada da Fama, no centro da cidade, o espetáculo Ópera do Trabalho, com o Grupo Buraco D’Oráculo, de São Paulo. A apresentação faz parte da oficina ‘A musicalidade do Ator’, que integra a programação das Imersões de Inverno da Aldeia Cultural Casa Viva, cursos promovidos com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

Realizado por jovens atores da Companhia Buraco d'Oráculo, o musical épico-narrativo questiona os modos de produção e as condições do universo do trabalho. De maneira cômica e crítica, o espetáculo foi estruturado de forma episódica, buscando a música e os ritmos populares como tônica da dramaturgia, criando situações, diálogos, distanciando ou envolvendo os espectadores.

A encenação toma como mote a pesquisa sobre a precarização do trabalho e uma estética musical. Na pesquisa foram agregados jovens atores, além dos integrantes do grupo. O objetivo é desvelar como os produtores estão apartados de sua produção, submetidos a péssimas condições de trabalho, mas sempre com humor, elemento crítico
fundamental.

O espetáculo foi estruturado em quadros, de forma episódica, mas buscando dar conta do universo do trabalho. A música é a tônica da dramaturgia, cria situações, diálogos, distancia ou envolve emocionalmente os espectadores. Uma ópera às avessas, que foge do erudito e abusa de ritmos populares.

A encenação integra a programação do evento Imersões de Inverno, promovido pela Aldeia Cultural Casa Viva, com quatro oficinas culturais destinadas a artistas, realizadas entre os meses de junho e julho em Teresópolis. Foram programados quatro cursos, abrangendo modalidades diferentes: Performance, Circo, Teatro do Oprimido e Música. Parceira do evento, a Secretaria de Cultura sorteou bolsas integrais gratuitas para três das oficinas.

“Além de representar uma atividade extra dentro das oficinas programadas, o espetáculo vai oferecer uma atração diferenciada, que com certeza despertará a atenção do público circulante na Calçada da Fama. Estão todos convidados a prestigiar”, comenta o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Nenhum comentário: