Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Biblioteca Municipal é reinaugurada com sucesso e agora funciona em Agriões

Na tarde desta quarta-feira, 3, a Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza retomou suas atividades, funcionando agora em sua nova sede na Rua Carmela Dutra, 475, em Agriões, onde também está situada a Secretaria Municipal de Educação. Totalmente equipada e dividida em setores que facilitam atividades diversificadas e pesquisas, o retorno ao atendimento contou com uma tarde de autógrafos e contação de histórias para alunos da rede municipal de ensino.

“Essa é a redenção da Biblioteca Municipal, que agora não mora mais de aluguel, mas tem casa própria, completamente adequada, com acessibilidade, livros organizados e catalogados pelo pessoal do setor e a quem devemos muito agradecer por todo esse trabalho. Creio que a sociedade teresopolitana está agora recebendo uma biblioteca muito melhor do que as que um dia teve”, apontou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Funcionando no andar térreo do antigo Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso, a nova Biblioteca Municipal conta com espaços segmentados para literatura infantil, pesquisa e empréstimos de livros. Também comporta espaço para leitura e uma recepção onde interessados podem se cadastrar para levar livros que desejam ler.

“Levamos três meses catalogando e sinalizando todas as estantes para facilitar o trabalho e a pesquisa pública. Agora, estamos abertos para os usuários que desejam vir pesquisar ou ler nossos livros. Para os que preferem levar algum volume para casa, é necessária cópia de documento de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3x4 para se associar e emprestar os livros por até 15 dias”, explicou a responsável, Elizabeth Castor.

Em sua retomada de atividades, a Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza recebeu a visita de algumas turmas de alunos da rede municipal de ensino. Na programação, uma tarde de autógrafos com o poeta e escritor Hudson Fernandes, que recentemente lançou o livro infantil “Pietro o menino que contava estrelas”, e contação de histórias com a professora Valéria Barros.

Abrindo o evento, o poeta Hudson Fernandes conversou com as crianças sobre seu novo livro em um momento repleto de magia e poesia. “Precisamos descobrir, em cada um de nós, a nossa própria estrela. Ninguém precisa da estrela do outro, nem para fazê-la brilhar e nem para fazê-la apagar. Precisamos é fazer nossas próprias estrelas luzirem, e cada criança aqui é uma estrela. Neste livro eu falo que não existe a morte, mas o nascimento de novas estrelas”, disse o poeta.

Para os alunos presentes, foi uma tarde repleta de descobertas, aprendizagem e diversão, onde o contato com os livros e a literatura incentivou a imaginação e despertou o interesse pela leitura. As alunas Isabela e Julia, de 6 anos, da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Várzea, gostaram da tarde diferente. “Achamos muito legal, já lemos uns livros, mas não conseguimos ler tudo porque é muito grande. Ganhamos também um livro autografado do tio Hudson, que é muito legal”, disseram as jovens estudantes.

Nenhum comentário: