Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Secretaria da Mulher realiza oficina de fuxico na Praça Santa Teresa

A Secretaria dos Direitos da Mulher promoveu na última sexta-feira, 29, uma oficina de fuxico no Espaço Mulher, feira de artesanato que funciona nas sextas e sábados na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Aberta ao público em geral, a iniciativa mostrou a importância da reciclagem, dando novas ideias de peças que podem ser produzidas com retalhos de tecidos, além de ofertar a possibilidade de geração de renda.

Usando apenas linha, agulha e um pedaço de pano, as mulheres aprenderam a fazer flores de fuxico, incrementando ainda mais seu artesanato com a nova habilidade. O fuxico apresenta-se como uma arte convidativa, possibilitando a confecção e as técnicas de trabalhos em peças personalizadas, decorativas e utilitárias elaboradas com criatividade, habilidade e paciência.

A coordenadora do Espaço Mulher, Dilce Carvalho, ressaltou que o objetivo é proporcionar uma atividade diferenciada, possibilitando a socialização. “Essa é uma oportunidade de novos aprendizados. Estamos sempre trazendo novidades para a feira, a fim de despertar novos interesses e atrair mais clientes. Além disso, atividades como essa promovem a interação social e o fortalecimento de vínculos, que são essenciais para a qualidade de vida”.

Funcionária pública aposentada, a professora Vera Kimus, que ministrou a oficina, explicou como o artesanato entrou em sua vida. “Meu primeiro contato com o artesanato foi ainda na escola como educadora. Sou professora de português e durante minha vida de magistério tive, por duas vezes, a oportunidade de dar aulas de artes por falta de docentes nesta área. A partir daí, meu interesse por artes não parou. Hoje ocupo meu tempo com prazer, ensinando artesanato e interagindo com as pessoas”, declarou Vera.

Artesã do Espaço Mulher, Mirian de Azevedo achou importante aprender novas técnicas de artesanato. “Como já trabalho com tricô, achei interessante juntar as duas técnicas e ter um produto diferenciado”, disse. Para Marlene Francisca do Canto, o fuxico é a base para grandes criações. “Através dessa arte pode-se fazer muitas peças, como caminhos de mesa, arcos para cabelo, pulseiras, enfeites, móbiles, enfim, uma infinidade de coisas. É só ter criatividade, presentear amigos e até ganhar um dinheiro vendendo os artigos”, disse.

Nenhum comentário: