Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Projeto de Medicina Veterinária do UNIFESO alerta rede municipal sobre zoonoses

Um grupo de estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) coordenado pela professora Maria Leonora Veras de Melo se dedica a um projeto que visa, entre outros objetivos, transmitir a estudantes da rede pública os conhecimentos da Medicina Veterinária acerca das doenças infecciosas que envolvem os homens e os animais. A primeira ação deste projeto aconteceu no dia 25 de agosto, com palestra realizada na Escola Municipal Manoel Medeiros, no Vale do Paraíso.

A professora Maria Leonora explicou que a iniciativa partiu do projeto de pesquisa “Zoonoses transmitidas por carrapatos, com importância médica e médica veterinária, no município de Teresópolis”, desenvolvido em 2013 no Programa de Iniciação Cientifica, Pesquisa e Extensão (PICPE) do UNIFESO. “Na ocasião nos preocupamos com o número de cães que estavam morrendo por doenças transmitidas por carrapatos, e aos estudarmos mais a fundo, verificamos que muitas delas podem ser transmitidas às pessoas. Um carrapato pode transmitir mais de uma doença, e como na região temos o risco de febre maculosa, resolvemos investigar. Verificamos nas áreas ao entorno do Campus Quinta do Paraíso a dificuldade das pessoas compreenderem o perigo das zoonoses, a falta de noções básicas de higiene, a incidência muito grande de infestações e a consequente dificuldade de controlá-las”, relatou a professora.

Com esta preocupação, o mesmo grupo que trabalhou na pesquisa resolveu transformar o projeto em atividade de extensão, abordando essas questões em colégios através de palestras, com a intenção de levantar as principais dúvidas e dificuldades com vistas à elaboração de uma cartilha a ser distribuída na Clínica-Escola de Medicina Veterinária e aos agentes de saúde das comunidades. “Hoje em dia temos que ter um bom convívio com os animais, e para isso é importante nos prevenirmos e sabermos como tratar doenças zoonóticas”, alertou a estudante Beatriz Miloski, que compõe o grupo com os colegas Ana Clara da Silva, Marília de Souza Pestana e Felipe de Souza.

Para a professora Sonia Maria Santana, que leciona Ciências na escola municipal, “tudo que vem para acrescentar ao nosso conteúdo é muito importante, e este assunto veio no momento certo para tratarmos com os alunos, inclusive vamos continuar a discutir estas questões em sala de aula”. A jovem Marielle Pereira, de 12 anos, após a palestra disse estar decidida a levar o alerta para dentro de casa. “Vou conversar com os meus pais para saber o que eles acham e como podemos nos prevenir destas doenças”, prometeu a estudante.

Nenhum comentário: