Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Petrópolis tem 128 ocorrências. Teresópolis em atenção! Friburgo teve 12 quedas de barreiras registradas


A cidade de Petrópolis, na região serrana do Estado, entrou em situação de alerta. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, 128 ocorrências foram registradas no município nesta segunda-feira em razão da chuva que atinge a cidade desde domingo.
Ainda segundo o órgão, houve casos que precisaram de mais atenção. No bairro Caxambú foram registrados deslizamentos de terra. O banheiro de um imóvel foi atingido na Estrada Francisco Peixoto da Costa e outros pequenos escorregamentos foram anotados na rua Waldemar Ferreira da Silva.
No bairro Floresta, uma casa foi atingida por um deslizamento na rua Henrique Paixão e acabou interditada. Os moradores do imóvel foram encaminhados para a casa de parentes.
Na Comunidade do Alemão, um barranco cedeu e afetou uma casa na qual moravam uma mulher com três filhos, todos encaminhados para a casa de vizinhos e atendidos por agentes da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). Na Estrada União e Indústria, um deslizamento de terra a 2 km após a entrada do distrito Pedro do Rio impediu o fluxo de veículos e pedestres.
Uma deslizamento também interditou a Estrada da Saudade; equipes do Departamento de Estradas de Rodagem realizaram a limpeza da via, liberada no fim da tarde. Além disso, a queda de um muro de 5 m na Servidão Jardim Aclimação, em Itaipava, interditou totalmente a via secundária.
Outros casos de pequenos deslizamentos de terra, residências que apresentam rachaduras e alagamentos também foram registrados pelo órgão. Os atendimentos estão sendo feitos de acordo com gravidade de cada ocorrência.
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o maior volume de precipitação das últimas 24 horas foi registrado na avenida Barão do Rio Branco, com índice pluviométrico de 114 mm, seguido pelo bairro Itamarati, com 105 mm, e Independência, com 104 mm. No Vale do Cuiabá foi anotado o menor índice pluviométrico: 30 mm.
Segundo boletim hidrometeorológico, na próxima madrugada voltará a chover, com possibilidades de pancadas moderadas na região serrana.
Teresópolis em atenção 
Teresópolis está em atenção pelo Inea. De acordo com a prefeitura, foram registradas várias ocorrências nas últimas horas, nos bairros Jardim Meudon, Granja Florestal, Posse, Cascata do Imbuí, Vila Muqui, Paineiras, Santa Cecília, Jardim Serrano, São Pedro, Pimentel, Perpétuo e Lucas. Não há registro de vítimas.
Já a cidade de Nova Friburgo registrou 12 quedas de barreiras em diversos pontos do município entre domingo e a manhã desta segunda-feira. Também não há registro de vítimas, informou a Defesa Civil da cidade.
Alerta de cheias 
O sistema de alerta de cheias feito pelo Inea, diferente do sistema de classificação de risco adotado pela Defesa Civil, leva em consideração apenas o nível dos rios monitorados pelo órgão.
O Inea trabalha com quatro estágios: vigilância (sem chuvas ou com chuvas esparsas), atenção (previsão de chuvas moderadas e fortes), alerta (registro de chuvas intensas e subida do nível do rio acima do normal) e alerta máximo (continuação da chuva e rio atingindo 80% do nível de transbordamento).

Nenhum comentário: