As cheias do Rio Paquequer são recorrentes. Desde 2008 o Governo tem ciência das ações que deveriam ter sido tomadas para, senão evitar, mitigar as consequências de possíveis chuvas. O ofício n° 154/2008 protocolado pelo deputado estadual Nilton Salomão à presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos, sugeria a criação de um Plano Diretor para o Rio Paquequer.
A presidente do INEA esteve na tarde deste domingo (08) visitando Teresópolis. Ao lado de Salomão, percorreu trechos do Rio Paquequer, especialmente a área do Extravasor da Barra (Corte da Barra). A presidente comprometeu-se a dar prioridade ao Plano Diretor.
Sobre o assunto, o deputado Nilton Salomão falou com o Governador Sérgio Cabral, que orientou ao INEA a elaboração do projeto executivo do Plano Diretor. "É preciso uma solução eficiente para o Rio Paquequer. Somente um Plano Diretor que inclua dragagem, área de visitação, retirada de detritos, recuperação de mata ciliar e um programa de educação ambiental poderá dar a resposta que a população cobra. Vamos ver se agora, depois do prejuízo de comerciantes e da população em geral, nosso clamor de quatro anos será atendido", cobrou Salomão.
Os estudos foram iniciados, mas não houve disponibilização de recursos, apesar da apresentação da emenda parlamentar 1154/2009 para revitalização da bacia do Rio Paquequer, de autoria de Salomão. No ano de 2010, o parlamentar apresentou também a emenda n° 8045/2010 solicitando a implantação do Parque Fluvial do Rio Paquequer.
Quem acompanhou a comitiva também foi o vereador Cláudio Mello que se pronunciou sobre as construções irregulares cobrando maior fiscalização da prefeitura e dos órgão ambientais.
Rio Paquequer
A última importante obra no Paquequer foi realizada pelo Governador Faria Lima, com a construção do Extravasor da Barra. A CPI da Serra que investigou as causas da tragédia de janeiro de 2011 fez um levantamento e apurou que, nos últimos anos, o investimento em Defesa Civil e obras de infraestrutura foi pífio.
Prorrogação do ICMS e Linha de Crédito para lojistas
Nilton Salomão solicitou ao Governador Sérgio Cabral, ainda no sábado (07), a prorrogação do pagamento sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para os lojistas de Teresópolis. "Estima-se que cerca de mil lojistas foram atingidos com as chuvas deste final de semana", disse. O parlamentar solicitou também a abertura de uma linha de crédito com juros reduzidos e prazos estendidos. "A orientação do Governador foi no sentido de que a secretaria de Desenvolvimento Econômico faça um estudo de viabilidade desta linha para que nossos lojistas possam reerguer o comércio, que, no momento, está combalido" , afirmou Salomão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário