A dificuldade de comprovar um grande prejuízo material diante da seguradora pode estar perto do fim para o consumidor que financiou um imóvel pela Caixa Econômica Federal, que lidera o segmento de seguro habitacional com 68% do mercado e 2,5 milhões de apólices. Nos próximos dias a instituição anunciará uma nova resolução que prevê a apresentação de um número menor de documentos para comprovação do evento e o pagamento de indenizações em todo o país em 15 dias — metade do prazo máximo estabelecido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Além disso, a comunicação do chamado sinistro à seguradora poderá ser feito pela internet. A Caixa diz que o objetivo é tornar mais ágil o processo de quitação do financiamento e do pagamento do seguro por morte, invalidez permanente ou danos físicos ao imóvel, como em casos de catástrofes ambientais.
Financiamento quitado após tragédia em Teresópolis
Vítima da tragédia das chuvas em Teresópolis, na região serrana do Rio, em 2011, a família de Zilá Teles, participou do projeto piloto para a implantação desse novo sistema. Em meados de 2008, a aposentada havia financiado um imóvel em 25 anos, mas três anos e meio depois, em janeiro do ano passado, sua casa foi condenada por causa das enchentes. Ela foi uma das oito mil indenizadas pela Caixa ano passado:
— A casa vizinha à dela pode desabar a qualquer momento. O engenheiro esteve lá e disse que minha mãe e meu irmão teriam que deixar o local, que corria risco. Em pouco tempo, o financiamento foi encerrado e ela recebeu o seguro. Ainda estamos traumatizados com o que aconteceu, mas pelo menos ela não tem mais essa dívida — conta Elaine Teles, filha da ex-mutuária.
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