Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Quase dois milhões de filiados a partidos políticos são devedores de multa eleitoral




Ao todo, 1.709.775 filiados a partidos políticos possuem pendências de multas eleitorais. Os nomes desses devedores já estão disponíveis no sistema Filiaweb, onde os partidos poderão verificar quais os filiados que pretendem se candidatar em 2012 possuem a pendência para, então, regularizar a situação e conseguir a certidão de quitação eleitoral. Sem essa certidão, não é possível obter o registro de candidatura.
Hoje é a data-limite para a Justiça Eleitoral disponibilizar a lista de devedores, em respeito ao calendário eleitoral. Normalmente, as pendências são por falta de justificativa de não comparecimento em plebiscito ou referendo.
Ao consultar o Filiaweb, uma ferramenta que permite o acesso ágil a informações de interesse dos partidos políticos, os partidos políticos poderão tomar a iniciativa de alertar seus diretórios e respectivos candidatos sobre a necessidade de quitação das multas com antecedência razoável. O dia 5 de julho é a data-limite para os partidos apresentarem, no cartório eleitoral, os pedidos de registro de seus candidatos.


Vereador cassado pelo TRE-RJ
O TRE-RJ decretou, na sessão desta terça-feira, dia 5, a perda do mandato do vereador de Porto Real Luis Frenado Graciani, o Tum da Padaria. O Tribunal considerou que houve infidelidade partidária porque o vereador deixou, sem justa causa, o Partido Progresista (PP) para se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Nenhum comentário: