Páginas

sábado, 7 de abril de 2012

Comerciantes contabilizam prejuízos com as fortes chuvas


O temporal que deixou cinco mortos e mais de 400 desalojados e desabrigados em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, nesta sexta-feira (6), causou prejuízos para os comerciantes do município.
Na manhã deste sábado (7), na Calçada da Fama, um dos pontos mais movimentados da cidade, muitas lojas estavam de portas fechadas e funcionários calculavam os estragos, como mostrou reportagem do RJTV.
Em algumas delas, devido ao volume de água, que chegou a cerca de 40 cm de altura, produtos das vitrines foram danificados. "Tudo perdido", lamentou o comerciante Verci Pinto.
Vinte deslizamentos foram registrados entre 50 ocorrências pela Defesa Civil deTeresópolis, na Região Serrana do Rio, devido às fortes chuvas que atingiram o município nesta sexta-feira (6), de acordo com a prefeitura. Cinco pessoas morreram e já foram identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML) e uma pessoa está desaparecida, no bairro Ermitage. Outras 15 ficaram feridas e o número oficial de desalojados e desabrigados, até 11h deste sábado (7), era de 414. Os bairros mais atingidos por deslizamentos de terra são Bom Retiro, Coreia, Perpétuo, Pimentel, Quinta Lebrão, Santa Cecília e Vale da Revolta.
Os cinco mortos, de acordo com o IML, são: Joyce Rosa de Araújo, 16 anos, encontrada na Quinta Lebrão; Jaílson da Cunha, 26, morto no bairro Pimentel; Rosângela Moraes de Oliveira, 26, em Santa Cecília; e Keila Pires, 26, e Maria Helena, 54, ambas achadas no Bom Retiro.
Cinco abrigos
Os desalojados contam com cinco pontos de apoio para atendimento da população. Segundo a prefeitura, eles já começaram a retornar para suas residências nesta manhã. Desde a madrugada, equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e dos Direitos da Mulher estão mobilizadas e atuando em parceria no cadastramento dos desalojados. O objetivo do cadastro é identificar as vítimas e levantar as necessidades de cada família, como cestas básicas, água e aluguel social, entre outras.

Nenhum comentário: