Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Obras vão triplicar abastecimento de água em Magé


Técnicos da CEDAE e da construtora responsável pelas obras do PAC em Magé apresentaram juntamente com o prefeito Nestor Vidal o projeto de ampliação do sistema de água tratada no município durante a cerimônia na qual foi anunciada a retomada das obras, realizada na sede do governo, na manhã desta segunda-feira, 2.
O projeto contempla Magé desde o âmbito da captação até a rede de distribuição de água. De acordo com Ricardo Branco, engenheiro da CEDAE e gerente da obra, serão construídos reservatórios em Magé e Mauá, que vão promover aumento significativo do volume de água que chegará às torneiras dos mageenses. “A extensão do sistema de distribuição que será implantado no município terá extensão de 260 km, o que corresponde a distância entre os estados do Rio e São Paulo e vai aumentar a capacidade da rede em 300%”, explicou o engenheiro.
O ponto inicial do projeto é captação de água que será na Bacia do Rio Roncador, localizada no primeiro distrito, com a construção de uma elevatória e ao longo do trajeto serão construídos dois reservatórios de água, no primeiro e quinto distritos (Magé e Mauá, respectivamente) e estações de tratamento de água que vão triplicar o volume de água tratada que será disponibilizado à população. O prefeito Nestor Vidal ressaltou a importância da parceria entre as gestões nas instâncias estadual e municipal para reativarem o consórcio em prol da população. “Não se coloca água num local sem parceria, investimento e tempo. O mais importante é o que está feito nesse momento, trazendo novamente as obras para levar água, e tirar do povo de Magé a angústia na hora de abrir a torneira, e devolvendo a cidadania”, disse o prefeito que também destacou o compromisso da empresa em operar no município empregando mão-de-obra local.
De acordo com Wagner Melillo, gestor do consórcio responsável pela execução do projeto, o cronograma das obras tem duração prevista de um ano e meio, “mas as equipes retomaram os trabalhos em ritmo acelerado, porque reconhecemos que a obra é essencial (...) e vai fomentar o crescimento e alavancar o desenvolvimento sustentável do município”, afirmou.

Nenhum comentário: