O deputado estadual Nilton Salomão oficiou o relator da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, Deputado Henrique Fontana-PT/RS para que o colegiado, dentro das discussões que incluem renovações das normas políticas no país, acrescente no relatório final um no critério para realização do 2° turno nas eleições municipais.
No ofício Salomão solicita ao relator Henrique Fontana que reduza de 200 mil eleitores para 100 mil eleitores a proporção de habitantes condicionante para realização de segundo turno para as eleições majoritárias municipais. Teresópolis, segundo o último Censo do IBGE, estaria incluída na redução da faixa de eleitores para condição de segundo turno eleitoral, pois possui atualmente 112.078 eleitores.
-- O segundo turno é fundamental para que a população de determinado município possa triar e discutir com maior profundidade as propostas dos políticos. O aprofundamento das discussões políticas diminui a margem de erro de uma possível escolha da população-, explicou o parlamentar.
Ainda no texto do ofício Salomão argumenta que o pedido atende ao “ anseio de cidadãos fluminenses expresso em vários debates e audiências públicas realizadas pelo meu mandato, no entendimento que esta fórmula daria maior legitimidade aos novos prefeitos que vierem a ser eleitos”
Um comentário:
"Grannnde proposta"... Teresópolis tem "MUITO A GANHAR" com isso,realmente esse dep. é uma COMÉEEEDIA !!! Como pode ?????
Postar um comentário