Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Mulheres teresopolitanas homenageadas pelo PV

O Partido Verde (PV) realizou um encontro na noite de quinta-feira em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento, sem cunho político-partidário, destacou a contribuição das mulheres na sociedade. Foram abordados assuntos como a participação da mulher no desenvolvimento da cidade e até mesmo do mundo, e a importância de haver mulheres politicamente ativas, mesmo que não envolvidas com a política diretamente. O evento foi aberto ao público e lotou o auditório da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis – Aciat, no Parque Regadas.
Em sua explanação, Wanderley Peres, presidente do diretório do PV em Teresópolis, explicou que o 8 de março remete à história dos movimentos femininos no início do século, culminando com os direitos da mulher e as manifestações feministas a partir da década de 60 e lamentou o fato desta data comemorativa nos últimos anos estar se tornando mais comercial do que representativa. Por este motivo, o partido decidiu prestar esta homenagem.
Wanderley destacou também que a sensibilidade da mulher pelas dificuldades do dia a dia da família faz com que seja necessário que ela esteja engajada na política, não necessariamente em partidos, mas cobrando ações que podem melhorar a vida em sociedade, um papel que ficou a cargo dos homens durante muito tempo.
Nina Benedito, filiada ao PV desde a sua criação no município, em 1992, foi convidada a falar de sua experiência na vida política e também da visão que tem da evolução da figura da mulher no ambiente político e social e afirmou que quanto mais houver participação feminina nas decisões, poderá haver modificações positivas em todas as esferas de poder. “Na verdade a mulher é um ser muito importante, especialmente na sociedade por ser forte, encarar desafios com muita naturalidade, com muita garra, com muito poder, por ser mulher e eu acho que esse momento é especial, não só para mim, mas por todas as mulheres de Teresópolis também. É um marco na história, estamos em um momento político bastante favorável, é um momento que a cidade necessita de mudanças e eu acho que a mulher tem capacidade de mudar tudo aquilo que ela coloca a mão. Eu acredito muito nisso e queria aproveitar para dar os parabéns a todas as mulheres teresopolitanas. Vamos investir em nós mesmas, acreditar nesse potencial que a gente tem para fazer a diferença”, disse Nina.
O evento do Partido Verde acabou atraindo a presença não só de mulheres, pois tinha o caráter de uma homenagem, que faz referência à importância da mulher, além da participação dela em questões sociais. Representantes da imprensa e de outros partidos políticos também prestigiaram o encontro.
O presidente do PV em Teresópolis explicou, historicamente, o destaque que algumas mulheres ganharam através de sua atuação em Teresópolis que ajudaram a moldar políticas e ações relativas à cidade.
Wanderley Peres

“O Partido Verde inova na medida em que ele usa a data para mostrar a importância da mulher no contexto da formação da sociedade local e não apenas para reverenciar os movimentos de luta por direitos. Como o dia 8 é o Dia da Mulher, é a data para a gente lembrar das necessidades de conquistas para as mulheres em garantir os seus direitos, mas também para homenagear aquelas que participaram e fizeram a cidade de Teresópolis acontecer ao longo dos anos", lembra Wanderley, que encontrou em seus acervos de memória local, enorme quantidade de mulheres que foram muito importantes em diversos setores para o desenvolvimento do município. Wanderley fez uma apresentação de fotos de mulheres que participaram do desenvolvimento de Teresópolis, como Alice Quintela Regadas que conduziu um movimento para trazer um hospital para a cidade, que culminou com a construção do Hospital São José, além de pontuar a participação das mulheres nos diversos segmentos da vida local. "Tivemos três mulheres eleitas vereadoras para um mesmo período, tivemos uma mulher no cargo de prefeito por 6 meses, e tivemos mulheres se destacando ainda no Judiciário, e nas atividades comerciais e do dia a dia da cidade", lembrou.

Nenhum comentário: