Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Teresópolis fecha ano com dívida de 25 milhões


Deu na grande mídia


Após um ano de tragédias naturais e políticas, Teresópolis fecha 2011 com uma dívida de R$ 25 milhões. O município admite déficit nos cofres, após a tempestade que devastou a Região Serrana do Rio, em janeiro passado, e denúncias de desvio de dinheiro público durante a gestão de Jorge Mário (PT), afastado, e substituído Roberto Pinto (PR), que morreu. O prefeito Arlei de Oliveira Rosa (PMDB) afirma que desde agosto, período em que assumiu o cargo, vem tentando levantar recursos com os governos Estadual e Federal, mas que, mesmo com a verba necessária, ainda levaria mais um ano para recuperar as áreas afetadas pelas chuvas.
“Estamos endividados porque o orçamento municipal é muito limitado. Para se ter uma idéia, 50% do que é gasto com o funcionalismo, 30% é destinado à saúde e 15% vai para a educação. O que sobra não é suficiente para a realização de grandes obras”, explica.
A faixa estendida no bairro da Posse, flagrada pelo leitor Eduardo Rath Finger, expressa bem a sensação dos moradores que aguardam há quase um ano por obras: ‘A comunidade agradece aos políticos por não terem feito nada por nós’. Segundo o leitor, nem mesmo as pedras trazidas pela enchente na Estrada da Posse foram removidas.
“Os trabalhos de reconstrução estão em estágio absolutamente incipiente, ou mesmo inexistente, e centenas de moradores voltaram a ocupar suas residências, em condições extremamente precárias, quase ruínas, em locais de enorme risco”, observa o leitor.
Ainda segundo a prefeitura, as obras de grande porte são realizadas pelo governo do Estado. Ao município, cabem apenas reparos nas ruas e dragagem de rios. Para agilizar os trabalhos, a prefeitura comprou seis caminhões, uma patrol, uma escavadeira hidráulica e duas retroescavadeiras, somando R$ 2 milhões. No bairro da Posse, 30 homens trabalham na retirada de terra e recomposição do calçamento e pavimentação.
“Toda a terra será levada para o início da Estrada José Gomes da Costa Júnior e utilizada para nivelar a pista. É um trabalho que deveria ter sido feito antes, mas que só teve início agora em dezembro. As coisas começaram a acontecer agora e a população precsia ter calma”, diz o prefeito.
Já o Governo do Estado trabalha na contenção de encostas dos bairros do Caleme, Golfe, Granja Florestal e Três Córregos. Das 11 pontes danificadas, apenas a primeira delas, na localidade de Cruzeiro, está sendo recuperada.
O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, anunciou uma série de obras de infraestrutura para janeiro na Região Serrana. Em Teresópolis, será construído um conjunto habitacional com 1,4 mil apartamentos. Outras 400 moradias serão destinadas a Petrópolis, Areal, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim.


Nossa opinião

Já foi a segunda vez que foi anunciado o pacote de obras. Atrasos e adiamentos inexplicáveis. É complicado, não dá pra precisar quando e/ou se sairão todas as construções. Parece que já vimos este filme antes. Os moradores têm todo o direito de reclamar ou protestar. Teresópolis vive um período difícil e precisará da união de todos para sair dessa situação muito ruim que ainda se apresenta.

Notícia vinculada a:


http://oglobo.globo.com/eu-reporter/apos-tragedia-teresopolis-fecha-ano-com-divida-de-25-milhoes-3540858

2 comentários:

Anônimo disse...

30% para a saúde e olha que a cidade nem tem hospital público... Jogar só nas costas do Jorge Mário (que merece ser punido!) é cretinice de quem sempre foi aliado do ex-prefeito.

SRAMOS disse...

É realmente um ABSURDO, uma extrema falta de consideração com os moradores da Posse, Clube do Lago e Solar Renan, obrigados a se afastar de casa, mesmo das residencias que não foram atingidas pela enchente, por não poder passar devido ao estado das ruas.
Ontem saimos para comemorar a passagem de ano na casa de meu filho e mais uma vez não pudemos voltar para casa, e hoje é o 1º dia do ano de 2012!!!
As verbas desapareceram junto com a vergonha dos Políticos!!!
eAINA PEEM CALMA?!