Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Exposição do Cavalo Pampa reúne criadores de várias regiões do Brasil


Criadores e expositores de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais participam da 6ª Exposição do Cavalo Pampa de Teresópolis. Reunindo cerca de 150 animais, e contando com leilão de 30 cavalos e campeonatos de raça e de marcha, o evento começou nesta sexta, 20, e prossegue até domingo, 22, no Parque Municipal de Exposições (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque), com entrada franca.

Com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa) e o apoio da Prefeitura, a mostra em Teresópolis é a última antes da 19ª Exposição Nacional do Cavalo Pampa 2012, marcada para acontecer de 11 a 18 de agosto, no Parque de Exposição da Gameleira, em Belo Horizonte.

Para a segurança de criadores e animais, e seguindo determinação da Secretaria de Estado de Agricultura, os participantes apresentam o exame negativo para a doença infectocontagiosa Mormo. Além disso, durante todo o evento, equipe do Núcleo de Defesa Sanitária, com sede em Nova Friburgo , permanece de plantão para a avaliação clínica dos cavalos. 

Beleza e bons negócios
A espécie do cavalo pampa chama a atenção pela elegância e variedade de pelagem, sendo que a preto e branco é a mais valorizada do mercado. É muito apreciado pela velocidade e agilidade. Outro diferencial é a marcha. Através das exposições, os criadores têm a oportunidade de mostrar a beleza dos animais de seu plantel e fazer negócios. Segundo especialistas, uma cria de um campeão nacional pode valer até R$ 10 mil, e os proprietários também podem obter lucro com a retirada de sêmen para reprodução.

O diretor de marketing da ABCPampa, Alexandre Todeschini, proprietário do Haras da Ginga, em Sapucaia, destacou a importância da realização da exposição do Cavalo Pampa. “Teresópolis está se tornando referência para esta exposição. Para o criador é muito importante essa participação, para mostrar os seus potros. Cada vez que um animal ganha um prêmio ele é mais valorizado comercialmente”.

Dono do Rancho Botafogo, em Imbiú, no 3º Distrito de Teresópolis, o criador José Clóvis de Sousa participa da exposição com a égua Jasmim Montanha na classe marcha picada. Ele foi campeão na edição 2011 da Exposição Nacional do Cavalo Pampa com a potra mirim Índia Botafogo. “O animal que consegue boa colocação numa exposição é mais valorizado. Ano passado fui grande campeão da raça na exposição nacional. Esse ano, vou levar a Índia Botafogo e mais três cavalos na busca do bicampeonato”.

O criador Jorge de Aguiar Pinto, da Fazenda São Francisco de Assis, de Nova Friburgo, trouxe sete animais para a 6ª Exposição do Cavalo Pampa de Teresópolis. É a terceira participação dele no município. “É importante a exposição para alavancar a criação do pampa. Através do sucesso em cada mostra, o proprietário vai conquistando compradores para sua criação”, disse ele, que ocupa o 5° lugar no ranking nacional de criadores de cavalo pampa no Brasil. 

Já a criadora Claudia Regina Santos, do Haras NC, de São Paulo, participa do campeonato de marcha trotada com 11 animais. “Estamos vindo para o Rio pela primeira vez com nossos animais. Teresópolis é a última exposição para que possamos selecionar os melhores animais para a Nacional, em agosto”.


PROGRAMAÇÃO
Sexta – 20/07
9h às 18h – Julgamento animais jovens
20h – Confraternização
Sábado – 21/07
9h às 13h – Julgamento animais adultos
14h – Leilão
19h30 – Copa Funcional
 Domingo 22/07
9h às 16h – Campeonatos de raças e de marchas

Nenhum comentário: