Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Entrega das primeiras casas populares na Fazenda Ermitage


Estado e município definem critérios para entrega das casas
– As primeiras 250 unidades do conjunto habitacional da Fazenda Ermitage serão entregues entre os meses de julho e setembro. Nesse período será marcada uma data para a realização de um sorteio, que vai definir quais famílias serão contempladas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 16, em encontro de trabalho que reuniu o prefeito Arlei e o subsecretário estadual Extraordinário da Região Serrana, José Beraldo Fortuna Soares. A obra, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida, e as moradias são destinadas às famílias desabrigadas pelas enchentes de janeiro de 2011.

Participaram da reunião os secretários municipais Leonardo Vasconcellos (Governo), José Carlos Cunha (Administração), Roberto Silva (Defesa Civil), André de Mello (Meio Ambiente), Beto Rosa (Serviços Públicos), Adenirço Moraes (Obras), Carlos Antonio Lopes Oliveira (Fiscalização de Obras Públicas), Graça Granito (Desenvolvimento Social), acompanhada do chefe do setor de Habitação, Cleiton Pimentel, e a Procuradora geral do Município, Rosilda Barbosa. Da comitiva do Governo do Estado marcaram presença o engenheiro Rafael Pimentel Ribeiro (Subsecretaria Extraordinária da Região Serrana), Alyane Soares e Amanda Ouriques (do trabalho social da Subsecretaria de Estado de Obras).

“Hoje estivemos em reunião com o prefeito Arlei porque é iminente a entrega das primeiras 250 unidades habitacionais da Fazenda Ermitage. Estamos aqui para organizar o sorteio das pessoas que já se inscreveram para essas unidades. Nós vamos fazer esse sorteio em um próximo evento, talvez no mês que vem, aqui em Teresópolis, para que, assim que ficarem prontas as obras, possamos realocar essas pessoas”, informou o subsecretário estadual José Beraldo.

O prefeito Arlei comemorou a notícia. “Graças a Deus, como temos visto, os prédios estão quase prontos. Hoje tivemos essa reunião com o subsecretário de Estado e vamos entregar em breve as primeiras 250 unidades, do total de 1.600. Temos que dar uma resposta à população, já passou da hora e, com certeza, agora essa resposta vai ser dada e as pessoas vão receber as suas casas”.

Governo quer entregar novas moradias o mais rápido possível
De acordo com o subsecretário estadual Extraordinário da Região Serrana, José Beraldo Fortuna Soares, o Governo Estadual deve iniciar em breve a construção do viaduto sobre a Estrada Rio-Bahia, para facilitar o tráfego de veículos diretamente com o centro da cidade, e de vias de acesso e de circulação interna do condomínio. “A construção do viaduto que passa em frente à Fazenda Ermitage é de responsabilidade do Estado. Nós adequamos algumas exigências que a CRT nos fez e o projeto já está pronto. Antes da entrega dessas 250 unidades as obras do viaduto já vão estar iniciadas. Ou seja, não vai haver mais a possibilidade daquele cruzamento. No nosso escopo de obras também existem pistas laterais de acesso que vão ser operadas”, assinalou o subsecretário estadual José Beraldo.

Outro assunto tratado durante o encontro de trabalho foi a retomada das demolições das casas interditadas após a tragédia de janeiro de 2011. “Isso é o fechamento do nosso trabalho na Região Serrana depois da tragédia, quando nossos esforços foram direcionados para as obras de contenção e as unidades habitacionais. Agora temos que impedir que as pessoas voltem para as áreas de risco e que outros moradores sejam atingidos. Então, um dos trabalhos que estamos fazendo em parceria com a Prefeitura é programar as demolições de todos os imóveis que estão interditados em Teresópolis”, relatou José Beraldo Fortuna Soares. Ele orientou a Prefeitura a quantificar o número de casas a serem demolidas, a elaborar um projeto e buscar recursos, junto ao Estado e à União, para executar o trabalho.

Nenhum comentário: