Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

Guarda Municipal faz treinamento com cães adestrados

Treinar cães para atuar na área de segurança pública é um trabalho que vem sendo desenvolvido há sete meses pela Guarda Municipal de Teresópolis. Atualmente, sete cães das raças pastor alemão, pastor holandês, pastor belga, belga malinois e rottwailler estão sendo treinados diariamente para serem usados em ações de proteção e busca de explosivos, armas e entorpecentes.

Nesta segunda-feira, 12 de maio, uma demonstração do treinamento dado aos cães foi realizada no Várzea Futebol Clube, na Ermitage. O objetivo da ação foi divulgar o 1º Encontro de Unidades K9 em Teresópolis, que acontece no próximo dia 25, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, a partir das 8h.

Toda a ação desta segunda-feira foi acompanhada pelo inspetor comandante do grupo
de operações com cães da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Aluísio Alvarenga, e pelos agentes da Guarda Municipal de Teresópolis Gil Wellington e Lomba, que atuam diretamente com os cachorros.

O agente Gil Welligton ressaltou a importância do uso dos animais em operações que exijam rapidez e precisão. "O trabalho do cão é de suma importância para o serviço de segurança. O cachorro treinado para encontrar entorpecentes trabalha mais rápido e com mais precisão, cobrindo uma área muito maior do que o ser humano conseguiria cobrir. E o fato do agente da Guarda trabalhar com um animal causa um impacto maior, diminuindo os riscos de confronto", explicou.

Ainda segundo Gil, três desses cachorros vão participar nas operações de busca de explosivos, armas e entorpecentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo.

Encontro de Unidades K9 
Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, o 1º Encontro de Unidades K9  está sendo organizado pela CIA de Operações com Cães da Guarda Municipal de Teresópolis e contará com a participação de forças policiais e de guardas municipais das cidades do Rio de Janeiro, Casemiro de Abreu e da anfitriã Teresópolis, além dos estados do Amapá e do Paraná.

Para o Encontro está prevista a participação de oito equipes: Batalhão de Ações Especiais com cães da PM do Rio de Janeiro, 1º Batalhão de Polícia do Exército, 5º Batalhão de Suprimento do Exército de Curitiba, no Paraná, Polícia Civil e Guarda Municipal do Amapá. As Guardas Municipais de Teresópolis, de Casemiro de Abreu e do Rio de Janeiro também vão marcar presença. Cada grupo poderá competir com até três cães.

O evento terá uma competição, com a realização de três provas com cães treinados (detecção de entorpecentes, de armas e de explosivos e abordagem policial). A programação ainda contará com performance do Show Dog, da Guarda Municipal do Rio.

Treinamento
Treinados pelos instrutores Aroldo Santos e Ronaldo Jacques, os cachorros têm o procedimento iniciado com a base de faro, onde o animal tem contato com um cenário fictício; dessa forma é escondido um objeto com a essência do entorpecente para que o cão encontre. Após essa ação, o animal faz um sinal indicando o local do objeto.

Já no treinamento de proteção, o cão adota outra postura. A intenção e a força que o animal coloca é o grande diferencial. Os animais recebem sempre um estímulo para realizar os procedimentos e também na conclusão de cada modalidade.

Os animais passam por treinos diários e têm acompanhamento médico regular durante a semana, quando o canil recebe a visita do veterinário João Carlos Oliveira, que presta toda assistência médica aos cães.

Tanto o trabalho de adestramento dos instrutores de intervenção e proteção, quanto o do médico veterinário, é voluntário.

Nenhum comentário: