Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Unifeso: Semana Brasileira de Enfermagem com grande programação


No dia 12 de maio o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou a cerimônia de abertura da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), que incorpora também a 17ª Semana de Enfermagem do Hospital das Clínicas Costantino Ottaviano (HCTCO) e a 2ª Semana Brasileira de Enfermagem Integrada do curso de Enfermagem e do HCTCO. Esta edição tem como tema central “Protagonismo da Enfermagem no processo de Cuidar” e segue com atividades até o dia 17 de maio.

Compuseram a mesa de abertura os professores José Feres Abido Miranda, Reitor em exercício do UNIFESO; Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Rosane Rodrigues Costa, diretora geral do HCTCO; Viviane da Costa Freitas Silva, coordenadora do curso de Enfermagem e a enfermeira Adriana Coutinho da Silva Fonte, Diretora de Enfermagem do HCTCO.

O professor José Feres abriu a cerimônia frisando que “o compromisso do profissional de Saúde não é simplesmente com a saúde individual, mas com a saúde coletiva do país, e tem o comprometimento em continuar avançando na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Ele destacou ainda que a boa formação profissional é indissociável de um bom serviço de Saúde: “temos plena convicção que esta instituição de ensino tem feito o máximo de esforço para conseguir, na área de Saúde, cenários de práticas adequados à formação de vocês, o que também se reflete na atenção que a população recebe”, disse aos estudantes e enfermeiros presentes.

Para a enfermeira Adriana Coutinho, “o desafio colocado para nós enfermeiros é confiabilizar o cuidado terapêutico nas suas dimensões do eu, do outro e do planeta, a partir de um conhecimento profundo do outro e tendo como componente vital o amor”.

A professora Viviane da Costa salientou que “discutir o protagonismo da Enfermagem é desvelar a sua contribuição na organização e gestão dos processos de formação da assistência e na rede de atenção de atendimento do SUS, da pesquisa e da inserção da Enfermagem nos movimentos sociais aliados às questões locais”.

A conferência de abertura abordou o tema “O protagonismo da Enfermagem na pesquisa científica” e foi ministrada pela professora Selma Vaz Vidal, enfermeira egressa do UNIFESO e atualmente professora do curso de Enfermagem na Instituição e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do município de Magé. “A proposta que queremos para e enfermagem é que cada um possa ser o protagonista do ato de cuidar com uma arte, com alma, dando de si, fazendo uma atitude e uma continuidade”, colocou a professora Selma. Após a conferência a plateia participou de um debate com a conferencista e de um coquetel comemorativo.

Programação
Com o objetivo de proporcionar integração e interação entre os diversos protagonistas que atuam na Enfermagem, tanto no âmbito da formação, quanto na rede de serviços de atenção à saúde, promovendo o crescimento cientifico da profissão, a socialização do conhecimento e a oportunidade do encontro, o curso de Enfermagem e a Direção de Enfermagem do HCTCO promovem a II SBEn-UNIENF Teresópolis até o dia 17 de maio, com atividades diversificadas no Campus Antonio Paulo Capanema de Sousa, HCTCO e Praça Baltazar da Silveira (Santa Teresa). Mais informações pelo e-mail <coordcursoenfermagem@unifeso.edu.br> e pelos telefones (21) 2641-7098 e (21) 2152-4902.

Nenhum comentário: