A pluralidade das manifestações culturais de norte a sul do Brasil, e também presentes em Teresópolis, foi apresentada no Desfile de 6 de Julho na manhã desta sexta, em comemoração aos 121 anos da cidade. A população compareceu e aplaudiu a criatividade dos estudantes. Acompanharam o desfile várias autoridades.
Com o tema “Faces do Brasil – de Vitalino a Villa-Lobos, o retrato do povo”, o desfile festivo, no Parque Regadas, reuniu estudantes de 26 escolas municipais, de 15 creches municipais e de duas creches conveniadas, bem como de cinco colégios estaduais. Desfilaram ainda alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do projeto Canta Enquanto Conta e integrantes do programa Point Jovem.
As parcerias da Prefeitura com o Sistema Firjan, através do SESI e do SENAI, para a realização de cursos de alfabetização de adultos e de formação profissional, também tiveram destaque na avenida. As escolas foram divididas por regiões do Brasil e apresentaram a diversidade que forma o povo brasileiro, evidenciando sua contribuição para a construção de uma sociedade culturalmente diversificada e inclusiva.
Os pelotões foram abertos pelas bandas das escolas municipais Cedal, Sakurá, Manoel Medeiros, Belkis Frony Morgado, Beatriz Silva, Mariana Leite Guimarães, Helena de Paula Tavares, Cerom e Amaury Amaral dos Santos. Bandas de cinco escolas estaduais também participaram do desfile de 6 de julho: Higino da Silveira, Presidente Bernardes, CIA José Francisco Lippi, Lions Clube e Fany Niskier.
O encerramento ficou por conta da participação de representantes dos motoclubes da cidade e de corporações civis e militares, como a Brigada de Incêndio do Parque Nacional da Serra dos Órgãos; Defesa Civil, com seus agentes voluntários; Guarda Municipal; 16° Grupamento de Bombeiro Militar – que desfilou com um pelotão de bombeiros mirins; do 30° Batalhão de Polícia Militar e do Tiro de Guerra.
O público aprovou o espetáculo apresentado pelos estudantes. “Moro em Teresópolis há oito anos e gostei muito. Trouxe o meu filho para ver”, disse o técnico de informática Edis Antonio Martins, do Jardim Féo, acompanhado do pequeno Danilo, de 5 anos. “Venho sempre e gostei do que vi. Recordei o tempo dos meus filhos e netos, que participavam de tudo”, comentou Maria Tereza da Silva Costa, da Tijuca. “Interessante a participação da cidade e das crianças, com escolas de vários bairros. Muito bom”, elogiou Gastão Coreixas, do bairro do Alto, que assistiu ao desfile acompanhado da mulher, Nádia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário