Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cursos e vagas de emprego: Pronatec oferece 4.545 vagas, inclusive para Teresópolis


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, tem 4.545 vagas abertas para quem está em busca de qualificação nas mais diversas áreas, e deseja uma força extra para entrar no mercado. O Senai tem 3.145 chances e o Senac, outras 1.400 oportunidades gratuitas, neste caso em áreas ligadas ao Turismo.
Os cursos começarão no segundo semestre. No Senai, serão ministradas de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, da tarde e da noite, dependendo do curso. As aulas serão nas unidades do Rio e de Niterói, Campos, Nova Iguaçu, Itaguaí, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Três Rios, Barra Mansa e Duque de Caxias.
Quem optar pelo Senac poderá se qualificar na capital (Madureira, Irajá, Centro, Campo Grande ou Barra da Tijuca) ou nas escolas nos municípios de Angra dos Reis, Cabo Frio, Niterói, Petrópolis, Teresópolis e Itaguaí. A preparação, neste caso, terá duração máxima de quatro meses.

Força para ingressar no mercado
Buscar uma formação técnica pode ser o primeiro passo para conseguir um emprego. A analista de Educação do Senai-RJ, Flávia Novaes de Andrade, explica que o mercado de trabalho está aquecido no momento:
— O curso técnico poderá ser o primeiro degrau para um jovem que deseja conquistar um emprego. Há grandes oportunidades, e os cursos oferecidos têm excelentes currículos — explica.
Em busca de um trabalho com carteira assinada, Mônica Costa, de 50 anos, está cursando o Pronatec Copa no Senac de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Ela está desempregada há sete anos e resolveu apostar no ramo de padaria e confeitaria:
— Queria descobrir uma área de que gosto, pois quero voltar ao mercado formalmente — afirma.
As aulas começaram em maio, mas, mesmo sem o diploma, Mônica já conseguiu uma entrevista de emprego numa grande rede de restaurantes carioca.
— Estou muito feliz e motivada. Sou sempre a primeira a chegar ao curso e uma das melhores da turma. Não esperava ser chamada para o emprego tão rapidamente — comemora a aluna.

Saiba como concorrer aos cursos
Senac
Os cursos são abertos a qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos. Portadores de deficiência e profissionais que já trabalham na área de Turismo terão prioridade na pré-matrícula. Para os cursos de idiomas (Inglês e Espanhol), somente serão aceitas inscrições de trabalhadores que já estão empregados no setor. As inscrições para o curso de Libras (linguagem de sinais) estão abertas sem restrições.

Cursos
A capacitação será nas atividades de agente de informações turísticas, agente de viagens, auxiliar de agenciamento de viagens, auxiliar de cozinha; auxiliar de garçom; auxiliar de confeitaria; auxiliar de serviços de hospedagem; atendente de lanchonete; bartender; camareira; chapista; churrasqueiro; copeiro; confeiteiro; garçom básico; cozinheiro industrial; masseiro; mestre de cerimônias; mensageiro; monitor ambiental; monitor de recreação; organizador de eventos; padeiro; pizzaiolo; recepcionista de eventos; recepcionista em meios de hospedagem; salgadeiro; sommellier e sushiman. Além dos cursos de Inglês, Espanhol e Libras.

Inscrições
O prazo vai até segunda-feira, dia 16, pelo site do Ministério do Turismo (www.pronateccopa.turismo.gov.br). No ato da inscrição, é preciso informar o curso pretendido.

Seleção
Os selecionados para a capacitação receberão um e-mail com a confirmação. Em seguida, os participantes deverão comparecer às unidades do Senac onde serão dadas as aulas, para confirmar suas matrículas pessoalmente.

Senai
A formação é aberta a estudantes da rede pública de ensino que estejam cursando o 2 ou o 3 ano do ensino médio regular. É necessário que os alunos tenham CPF.

Cursos
As oportunidades são para os cursos técnicos em Administração (Jacarepaguá e Niterói), Alimentos (Vassouras), Automação Industrial (Benfica, Duque de Caxias, Itaguaí e Macaé), Comunicação Visual (Maracanã), Construção Naval (Niterói), Eletrônica (Benfica e Nova Iguaçu), Eletrotécnica (Tijuca, Paciência, Campos, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis), Informática (Maracanã), Logística (Niterói), Manutenção Automotiva (Tijuca), Mecânica (Benfica, Paciência, Itaguaí, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende e Três Rios), Metalurgia (Maracanã -Unidade Solda), Petróleo e Gás (Benfica, Campos dos Goytacazes e Niterói), Programação de Jogos Digitais (Maracanã), Refrigeração e Climatização (Benfica) e Segurança do Trabalho (Paciência, Maracanã-Unidade Solda, Niterói, Nova Friburgo, Barra Mansa, Duque de Caxias, Resende e Volta Redonda) .

Seleção
O processo seletivo será realizado pela própria Secretaria estadual de Educação, levando em conta o desempenho dos alunos no Saerjinho, a prova de avaliação boimestral aplicada pela secretaria na rede. O abandono do ensino médio causa perda da vaga.
 
Matrícula
Para a matrícula, são necessários: original e cópia da certidão de nascimento; original e cópia de carteira de identidade; original e cópia do CPF do próprio aluno (inclusive menores); dois retratos 3x4; certificado de reservista ou de alistamento militar (maiores de 18 anos do sexo masculino); original e cópia do título de eleitor e declaração escolar, comprovando a série.


Leia mais: http://extra.globo.com/emprego/pronatec-oferece-4545-vagas-5374425.html#ixzz1ziNMJHPO

Nenhum comentário: