No último domingo, 1º de julho, foi realizada mais uma edição do Projeto Música na Matriz, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Desta vez, o projeto teve como atração o Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense - UFF, que encantou a todos na Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira.
Formado pelos músicos Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Mário Orlando, Marcio Paes Selles e Virgínia Van Der Linden, o grupo despertou a atenção do público em um concerto diferente, que apresentou instrumentos de sopro, corda e percussão característicos do Século XVI. No repertório, peças renascentistas, do início do Século XVI, mais precisamente do chamado período manoelino. Entre uma canção e outra, narrativas foram lidas explicando os fatos históricos da época.
Quem esteve presente, gostou do que viu. “Sem dúvida, um dos concertos mais interessantes da história do Música na Matriz”, comentou a aposentada Glória Vargas. Coordenadora do projeto, a musicista Célia Seabra concordou. “Um lindíssimo espetáculo de resgate da música antiga”.
Para o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, o Música na Matriz é a constatação da vocação do teresopolitano para a música. “Os concertos sempre atraem grande público, um sinal claro de que a população prima pelo bom gosto e pela qualidade”, avalia.
Criado em 1994, o Projeto Música na Matriz é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, tem a coordenação da professora Célia Seabra e conta com apresentações mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês, na Matriz de Santa Teresa, no Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário