Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2012

Teresópolis terá Carnaval este ano

- Desfile das Escolas de Samba deverá acontecer em outra data, com um “Carnaval fora de época”


O Carnaval de Teresópolis em 2012, deverá contar com várias atrações para a população. Começando com vários shows, blocos carnavalescos, matinês e muito mais.
Na Avenida JJ Araújo Regadas deverão acontecer shows com vários artistas, de Teresópolis e também de fora. A Prefeitura irá confirmar o calendário nos próximos dias. Todos os dias de Carnaval deverão contar com shows. As matinês deverão ser realizadas na Feira do Alto.
Está preparada também uma programação extensa para acontecer no Segundo Distrito, provavelmente em Água Quente e ainda no Terceiro Distrito, em Bonsucesso, com a presença de shows populares e programação infantil.
Sem tempo hábil para se realizar o Desfile das Escolas de Samba, devido a vários fatores, não está no entanto, descartado a execução dos mesmos, que poderá ocorrer mais pra frente, em um carnaval fora de época, provavelmente em abril.
Várias reuniões entre as secretarias de Turismo, os representantes das escolas de samba, blocos e outras entidades ligadas ao Carnaval têm sido realizadas para se chegar a um denominador comum. A PMT informa ainda que a programação de carnaval completa deverá ser divulgada na próxima semana.

LEST realiza reunião e afasta presidente
O Conselho Deliberativo da Liga das Escolas de Samba de Teresópolis se reuniu na última segunda-feira, 16, na Escola Campos Sales para destituir o presidente, Demerval Casemiro, e toda a sua diretoria executiva da LEST.
Presidentes e representantes das principais escolas de samba da cidade, tais como Rainha do Alto, Unidos de Santa Cecília, Leões da Tijuca, Unidos da Barra, Imperatriz do Perpétuo e Roseira Imperial aprovaram por unanimidade do presidente.
Os presentes alegaram que o presidente não estava agindo em prol da entidade, do carnaval e o conflito de interesses, tendo em vista que ele é também secretário municipal de esportes. “Como ele poderia gerir as receitas, muitas vezes oriundas da própria prefeitura?” indagou Paulo Lima, presidente da Leões da Tijuca.
As escolas afirmam que querem promover o carnaval e sua cultura, o samba através de bailes populares com grandes nomes do samba e artistas locais, isso com um pequeno apoio estrutural da prefeitura na data prevista e, devido às dificuldades, realizarem um grande desfile “fora de época” como várias cidades fazem para atrair turistas para o município.
Na reunião ficou definido que Marlene Tiarks, presidente do Conselho Deliberativo e também da escola Rainha do Alto, ocupa o cargo de forma interina. O objetivo do grupo, é se reunir com o prefeito Arlei e o secretário de Turismo, Tucunduva, para definir uma programação de carnaval para as escolas de samba.

Procurado pelo Jornal, Demerval dá sua versão

A reportagem do Jornal A Verdade procurou o senhor Demerval Casemiro, presidente da LEST – Liga das Escolas de Samba de Teresópolis. Ele nos disse que desde que assumiu a Liga em abril de 2010,  já haviam problemas com as prestações de contas de 2009 e também 2010, o que está inviabilizando que aconteça o repasse de verbas para as escolas este ano. Demerval afirma que propôs as escolas, solucionar o problema ao analisarem juntos onde estariam os erros das prestações para que sejam refeitos, mas que algumas escolas não entenderam a necessidade real e deixaram os prazos correrem, impedindo que a Liga receba verba para o carnaval. Outro ponto destacado por ele é de que a diferença nas prestações de contas seriam em torno de R$ 10 mil reais, mais os R$ 21 mil que seriam provenientes de um roubo que fora acometida a liga na gestão anterior. Ele lembra que algumas escolas chegaram a colaborar até com a quantia necessária para começar a se fazer a varredura nas prestações de contas, mas que outras preferiram não colaborar. Quanto à reunião que decretou seu afastamento ele é direto em dizer que o afastamento aconteceu de forma irregular.
- Até o momento não fui notificado pelo conselho, nem por nada e nem por ninguém. Estou aguardando a notificação. Quando for notificado, irei tomar as medidas cabíveis. Quanto à prestação de contas, não foi nós que erramos, não vamos dar jeitinho – afirmou Demerval.
Ele também diz que não comunga com a realização do desfile agora, mas que a saída possa ser a realização do carnaval fora de época, para que as escolas possam ter tempo para se preparar de forma igualitária.


Arlei confirma realização do Carnaval 2012


Primeiro no show da virada com o Grupo Só Pra Contrariar no pátio da PMT, o prefeito interino Arlei, já anunciara que teríamos carnaval novamente em 2012, uma vez que em 2011, a festa não foi organizada já que a cidade estava enlutada com a tragédia de 12 de janeiro e não havia clima para tal.Este ano, a festa vai acontece, segundo o prefeito, que em aparições recentes, e contatos com a reportagem, confirmou o carnaval com vários shows de bandas locais e de fora, na cidade e também no interior, deixando em aberto, as negociações com as escolas de samba para que aconteça o desfile agora ou em outra data a ser divulgada em breve.

Nenhum comentário: