Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Justiça comunitária ajuda a resolver conflitos sem passar por tribunal

A Justiça Comunitária está resolvendo os problemas e os conflitos de muita gente. É um serviço oferecido pelo Ministério da Justiça em 12 estados e no Distrito Federal. Os agentes ajudam a mediar desentendimentos entre vizinhos, briga por pensão alimentícia e outras pequenas pendências que demorariam muito tempo para serem resolvidas se fossem parar em um tribunal.

Briga de vizinho, de casal, discussão por dívidas, questões que normalmente vão parar nos tribunais tem sido resolvidas assim: de forma mais rápida - em até seis meses - e sem custos em sessões de mediação.
Segundo o Ministério da Justiça, nos últimos cinco anos, 42 mil pessoas procuraram o serviço da chamada Justiça Comunitária. Projeto iniciado no Distrito Federal mas que já foi implantado em quase todo o país.
Ao contrario das audiências de conciliação, na mediação não há interferência de uma terceira pessoa.
Qualquer pessoa pode procurar o serviço, que é mantido pelo Ministério da Justiça. Veja abaixo os órgãos, que mantêm núcleos de Justiça Comunitária no estado do Rio:


Rio de Janeiro


- Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro: Núcleo no Rio de Janeiro


- Prefeitura Municipal de Teresópolis: Núcleo no Rio de Janeiro.


- Prefeitura Municipal de Petrópolis: Núcleo em Petrópolis.- Governo do Estado do Rio de Janeiro: Núcleos nos munícipios Rio de Janeiro (02), Nova Iguaçu (01) e São Gonçalo (01).- Governo do Estado do Rio de Janeiro: Núcleos nas UPPs Cidade de Deus (01), Complexo do Borel (01) e Providência (01).

Nenhum comentário: