Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Desfile Cívico dos 123 anos é sucesso no Regadas

Com a participação especial da trupe da alegria, formada por palhaços, pernas de pau e bailarinos do grupo Dançarte, Teresópolis comemorou, no último domingo, 6 de julho, na Av. J. J. Araújo Regadas, no Centro, 123 anos de emancipação político-administrativa. Com o tema ‘Teresópolis Celebra a Vida’, o desfile cívico reuniu pais, professores, cerca de 2.500 estudantes de creches, centros de educação infantil e escolas da Rede Municipal de Ensino, além de alunos de quatro colégios estaduais. Entidades civis e corporações militares também passaram pela avenida. O público ficou entusiasmado com as apresentações.

O prefeito Arlei assistiu ao desfile acompanhado da primeira-dama, Alessandra Rosa, secretários municipais e vereadores, entre outras autoridades. “Este é um dia importante para a cidade e estamos comemorando com alegria. O desfile foi muito bonito, com a participação dos nossos estudantes, professores e toda a equipe da Secretaria de Educação. Esta festa é para a população de Teresópolis”, frisou Arlei.

O vice-prefeito Marcio Catão também participou da festa e enalteceu a honra de ser teresopolitano. “Hoje mostramos nossa cidade para o mundo inteiro através da Copa e temos a satisfação de ver o município brilhando, reconstituído. Fico feliz de celebrar esses 123 anos. Tenho orgulho de ser teresopolitano”.

Focado na homenagem à cidade, a beleza de suas paisagens, a alegria e a hospitalidade de sua gente e o orgulho de fazer parte da história da Copa, ano em que Teresópolis ficou mundialmente conhecida como ‘casa da seleção’ brasileira de futebol, o evento foi organizado pela equipe técnica da Secretaria de Educação, que teve especial cuidado com os estudantes que desfilaram ao distribuir um lanche para eles, com direito a suco, biscoito, pipoca e picolé.

“O tema ‘Teresópolis Celebra a Vida’ é muito adequado porque a cidade está em evidência para o Brasil e para o mundo através da estadia da seleção brasileira em nossa cidade. É importante participar de maneira cívica e comemorativa desta data e mais uma vez a Educação se faz presente com um trabalho de qualidade, levando para o Parque Regadas alegria e leveza”, destacou o secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O desfile comemorativo fez referência às cores da bandeira de Teresópolis: vermelho, azul e branco, sendo que o vermelho representou o amor que o teresopolitano sente pelo município; o azul foi lembrado para homenagear a cor do céu da cidade, a pureza das nascentes e o esplendor das matas de Teresópolis; e o branco a paz, harmonia e a tranquilidade presentes na cidade e no povo teresopolitano. Foram apresentados paineis com frases comemorativas e com os desejos de alegria, paz e sucesso para o município.

As bandas escolares foram acompanhadas por pelotões especiais, entre eles, o formado por crianças representando a alegria e a pureza da festa de aniversário da cidade e o que representou os sabores de toda boa festa de aniversário: docinhos, pipoca, balas e bolos. Danielle Antunes é diretora da Escola M. Belkis Frony Morgado, que apresentou a banda Reciclarte, que usa instrumentos criados a partir de objetos reciclados.

“Trouxemos 15 alunos na banda e mais 30 para representar a escola no pelotão. Estamos muito animados. É fundamental estimular a participação das crianças em eventos como esse porque assim incentivamos o amor pela cidade e por sua história”, comentou a diretora.

Teresópolis: bonita por natureza

Teresópolis é conhecida nos cenários nacional e internacional pela beleza de suas paisagens, com destaque para o Dedo de Deus e o Parque Nacional Serra dos Órgãos. Essa beleza natural foi lembrada pelo pelotão que representa os turistas e admiradores das belezas naturais da região; a presença dos mágicos convidou o público a compartilhar o clima de festividade.

A Escolinha de Futebol da Secretaria de Esportes também se apresentou. O projeto consiste em despertar e desenvolver o potencial para a prática do desporto nos jovens da cidade. Integrantes do Grupo da 3ª Idade distribuiu flores numa mensagem de esperança e otimismo.

Também fizeram o seu desfile o 100º Grupo Escoteiro Nova Vida, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Tiro de Guerra, 30º Batalhão da Polícia Militar, do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da PMERJ), 16º Grupamento dos Bombeiros e a Brigada ICM-Bio, de prevenção e combate a incêndios do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

A celebração foi encerrada com a trupe da alegria, formada por artistas de Teresópolis, soltando balões nas cores da bandeira (vermelho, azul e branco) e lança confetes. O público aplaudiu as performances. “Eu venho todos os anos. Gosto de ver as crianças desfilando. Esse ano está muito bonito e alegre”, disse a aposentada Neuza Lima.

Para Vânia Futsami, a festa teve um gosto especial: ver o filho Matheus se apresentar com a banda do Ciep Amaury Amaral dos Santos. “Hoje é um dia importante e estou orgulhosa de ver meu filho se apresentar no desfile de aniversário da cidade. Parabéns à Prefeitura pela organização dessa bela festa e espero que Teresópolis tenha cada vez mais motivos para comemorar”, comentou a dona de casa.

Nenhum comentário: