Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ex-aluna do UNIFESO apresenta trabalho para funcionários da Arbor Brasil


Recém-formada em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), a jovem Luana Marinho de Oliveira participou da 1ª Semana Interna de Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SISMAQ) realizada pela empresa Arbor Brasil, de 21 a 24 de julho. Na ocasião, Luana ministrou uma palestra sobre “Produção Mais Limpa na indústria cervejeira instalada na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro”, tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“O professor Marcelo Vargas de Freitas – que participou da minha Banca Examinadora – é funcionário da Arbor Brasil e levou meu TCC para apreciação da Gerente de Meio Ambiente da empresa que gostou do tema do trabalho. Assim surgiu o convite para participar da 1ª SISMAQ”, explica Luana, lembrando que conheceu a infraestrutura da indústria em uma visita técnica guiada pelo professor Marcelo no sétimo período do curso.

Luana conta que o propósito do estudo foi avaliar o alinhamento da indústria cervejeira aos requisitos da Produção mais Limpa (PmaisL), que constitui estratégia para mudança dos padrões de produção na transição para o modelo sustentável, baseada na proposta de melhoria gradativa, em prol da preservação do meio ambiente e da capacidade competitiva das empresas. “Posso dizer que para mim, recém-formada, esta foi uma experiência ímpar no novo ciclo que se inicia em minha vida profissional. A postura é outra, senti que estava andando com minhas próprias pernas. Deu um medo bom, um frio na barriga, mas também provocou uma sensação indescritível”, explicou a ex-aluna, agradecendo a oportunidade. “É sentir que os cinco anos de Academia valeram a pena”, completou.

Nenhum comentário: