Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2014

Sami Mattar comemora retrospectiva da carreira com exposição


Na última sexta-feira, 27 de junho, amigos e convidados se reuniram na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras) para a inauguração da mostra
‘60 anos de arte’, exposição comemorativa dos 60 anos de carreira do conceituado artista plástico Sami Mattar. Promovida pela Sociedade dos Artistas de Teresópolis (Soarte) e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a mostra faz uma retrospectiva da carreira do pintor, conhecido mundialmente, e poderá ser vista até 27 de julho.

O vernissage reuniu diversos artistas
no espaço, onde um documentário foi exibido, mostrando momentos da vida e da carreira de Sami Mattar. A mostra conta com 30 telas pintadas pelo artista, em diferentes períodos, mas sempre no estilo surrealista, que caracteriza sua obra.

Feliz com o resultado, Sami estava emocionado. “Esta exposição representa 60 anos de arte sem interrupções. Até hoje, pinto em torno de 36 quadros por ano e, ao longo da carreira, ganhei todos os prêmios que poderia. É uma longa trajetória e, sem dúvida, estou muito feliz em comemorar este marco aqui em Teresópolis, cidade que escolhi para viver”, comentou o artista.

Presente à abertura da exposição, o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, parabenizou o pintor. “Ter um nome como Sami Mattar entre os artistas que formam a cadeira produtiva cultural em Teresópolis é motivo de grande honra para todos nós. E, neste momento em que o artista completa 60 anos de carreira, nada mais justo do que uma mostra retrospectiva para homenageá-lo”, destacou.

A mostra tem montagem e curadoria de Ricardo Guarilha, que também é artista plástico. “Esta exposição, que muito nos orgulha, traz a rara oportunidade de estar diante de uma parte da vasta produção de Sami Mattar. Neste conjunto de 30 obras, podemos observar o universo surrealista de suas obras e o que elas nos evidenciam: um domínio absoluto da técnica e o desejo ilimitado de revelar novos mundos”, analisou.

A exposição comemorativa dos 60 anos de carreira de Sami Mattar poderá ser vista pelo público até 27 de julho, das 10h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Nenhum comentário: