Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Escolas de Sebastiana e Vale Alpino promovem intercâmbio cultural

Com o tema ‘O mundo inteiro cabe na escola’, na última sexta feira, 18, as escolas municipais José Guarilha Júnior, em Sebastiana, e Manoel Narciso do Canto, em Vale Alpino, promoveram um intercambio cultural com os alunos das unidades para aprender um pouco mais sobre a China. A proposta faz parte do projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é que cada unidade escolar de Teresópolis elabore trabalhos que promovam a discussão e a realização de atividades numa perspectiva que admita a articulação entre diversas culturas.

“A gente escolheu o país da China para falar pela riqueza da cultura, da história e das invenções. Hoje trouxemos os alunos da Escola Municipal José Guarilha para visitar a exposição da Escola Manoel Narciso do Canto, tomar conhecimento disso, levar para a sua escola para também apresentar lá”, disse a diretora da Escola Municipal José Guarilha Júnior, Michelle Goulart.

A diretora da Escola Municipal Manoel Narciso do Canto, Marli Pimentel, destacou a empolgação dos alunos em participar deste projeto. “Eles estão entusiasmados com tudo que está acontecendo. Estão muito animados. São 113 alunos desta unidade participando com a maior dedicação”, enalteceu a diretora.

Participaram do intercâmbio cultural alunos do 3º, 4º  e 5º Ano das escolas. Para Daniely da Silva Resende, de 11 anos, o projeto é bastante interessante, pois proporciona conhecer outros países através da escola. “Eu gosto de trabalho assim, ainda mais quando é em grupo. A gente aprende experiências novas para nossa vida e não precisa ficar só pensando no Brasil, podemos pensar em outros países também, que são muito legais”, explicou.

As atividades aconteceram nas dependências da Escola Manoel Narciso do Canto, e os alunos da José Guarilha Júnior foram até a unidade de Vale Alpino para aprender mais sobre a milenar cultura chinesa. Pedro Lucas Granito, de 10 anos, disse que aprendeu muito com o intercâmbio. “Fui muito legal participar, pois eles ensinaram bastante coisa para gente, sobre a cultura, ideogramas e muita outras coisa que temna China”, concluiu.

Com três ambientes, o intercâmbio cultural contou com exposições, murais, museus e figuras que fazem parte da cultura chinesa, como a Grande Muralha e o Long, o dragão oriental, que foi confeccionado pelos alunos do 1º e 2º ano da Escola Manoel Narciso do Canto.

Nenhum comentário: