Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Prefeitura de Magé dá passo importante na área de pesquisa agrícola

A Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, firmou uma importante parceria com a Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) na área de pesquisa agrícola, quinta-feira (24). Durante a reunião foram definidos os eixos de atuação da Pesagro na região rural do município.

“A principal meta desse encontro é conseguir a contemplação técnica para a realização dos projetos criados pela Secretaria de Agricultura Sustentável junto aos seus parceiros, a Emater e o colégio agrícola de Magé”, explica Aloísio Sturm, secretário municipal de Agricultura Sustentável.

Além de dar suporte na parte de desenvolvimento de novas pesquisas na região, com a possibilidade até de criação de um Centro de Pesquisa Avançado em Magé, a parceria tem a intenção de modernizar a produção rural já existente na cidade e resgatar o cultivo de produtos que foram referências no município, como a banana.

“Antes da atual gestão pública de Magé assumir a administração da cidade, as pessoas estavam saindo da área rural e indo para os grandes centros de forma desordenada. Os filhos dos agricultores não tinham nenhuma perspectiva em relação ao negócio dos seus pais e hoje eles já veem um futuro promissor”, declara Paulo Vaz, secretário municipal de Governo.

A Pesagro-Rio fez uma proposta em cima de uma minuta disponibilizada pela equipe técnica para desenvolver e realizar projetos exclusivos para Magé. O trabalho inicial será focado na produção de sementes e mudas geneticamente modificadas e no controle e ataque as pragas.

“Nós temos muito para contribuir com Magé. O empenho demonstrado pelo município é fundamental para realização de nossas atividades com sucesso. O esforço do secretário de Agricultura para fortalecer os produtores locais trará resultados positivos que influenciarão na economia de todo o município”, afirma Rafael Miranda, presidente da Pesagro-Rio.

Também participaram da reunião: o diretor técnico da Pesagro-Rio Silvio Galvão, Luiz Henrique Santos Teixeira, representante da ABIO no município, Luis Gustavo Leitão Ramos, engenheiro agrônomo da prefeitura, Adherbal Rabello (Equipe de Pesca), Luis Henrique (Diretor do Colégio Agrícola), Edson Cruz (Supervisor local da Emater-Rio) e os representantes do campo da secretaria de agricultura Ana Alice, Anna Salles, Maria José e Giovani Alves.

Nenhum comentário: