Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Espaço Mulher comemora 5 anos com festa e eventos

Comemorando cinco anos, a feira de artesanato da Várzea, o Espaço Mulher, situado na Praça da Matriz de Santa Teresa, programou uma grande festa nesta sexta, 25, e sábado, 26, para celebrar o sucesso desse empreendimento. O momento foi marcado por uma programação especial com atividades culturais, ginástica para terceira idade, música, palestras, culto ecumênico de ação de graças e um bolo de aniversário. Ações de beleza, como corte de cabelo, escova, maquiagem e limpeza de pele, também foram oferecidas gratuitamente por voluntários. O evento contou com a participação de vários secretários municipais.

Pela manhã, quem visitou a feira pôde conferir apresentações de dança com os grupos de Dança Sênior, das secretarias dos Direitos da Mulher e de Esportes, e Street Dance, com os alunos da Casa de Cultura Adolpho Bloch. Em seguida, um Culto Ecumênico, celebrado pelo monsenhor Antônio Carlos e pelo pastor Sidney de Oliveira, abençoou a ocasião. À tarde, a subsecretária de Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da cidade do Rio de Janeiro, Helena Piragibe, ministrou uma palestra sobre violência contra a mulher. No sábado, 26, a programação continua com mais música e show do cantor gospel Gilvan. O encerramento será às 15h, com a degustação do bolo de aniversário. 

Desde 2009 na coordenação do Espaço Mulher, Dilce Carvalho falou da emoção de comemorar os cinco anos de existência da feira. “É uma alegria comemorar mais um ano de Espaço Mulher. Me sinto vitoriosa de ainda estar à frente dessa iniciativa e perceber o bem que este projeto fez a tantas mulheres, que começaram aqui com problemas de autoestima e depressão e hoje são artesãs respeitadas”, comentou

Há quase dois anos no Espaço Mulher, Carmem Ribeiro revelou que através da feira recuperou a saúde e conquistou novas amizades. “Antes de vir para cá, estava numa depressão profunda por problemas familiares. Consegui esta oportunidade de expor e vender meu artesanato, ganhando, com isso, respeito e minha dignidade de volta. Além disso, ensinamos e aprendemos muito aqui. Para mim, isso foi o melhor que poderia acontecer na minha vida”, disse. 

Clientes e voluntários também parabenizaram as artesãs. “Sou uma incentivadora desse projeto e dessas artesãs. O trabalho delas é muito bom, a gente vê que tudo é feito com muito carinho. O prefeito Arlei está de parabéns em oferecer uma oportunidade como esta, um espaço no Centro, valorizando seus trabalhos”, declarou Célia Cordeiro. Para a cabeleireira Marcia Menezes, voluntária no evento, a experiência é gratificante. “Poder ajudar é muito bom. Seguindo o bom exemplo: dar é melhor que receber, e eu me sinto privilegiada em poder usar minha profissão para levantar a autoestima de outras mulheres”, falou.

“É um privilégio estar aqui em Teresópolis e falar para essas mulheres que hoje comemoram mais um ano de vitoria desta feira de economia solidária. Este foi um trabalho que começou há cinco anos e continua com a atual gestão, que percebeu a importância do projeto. Teresópolis foi uma das primeiras cidades do estado do Rio de Janeiro a criar uma secretaria de políticas para as mulheres e isso marcou o município como pioneiro na luta feminina por igualdade social”, afirmou Helena Piragibe, subsecretária de Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da cidade do Rio de Janeiro.

Espaço Mulher
Criado em 2009 pela Prefeitura, o Espaço Mulher é vinculado à Secretaria dos Direitos da Mulher, atendendo a política de valorização e promoção da mulher, focada no empreendedorismo solidário feminino. Com cerca de 40 expositoras, o Espaço Mulher funciona sextas e sábados, das 9h às 17h, na Praça Balthazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, com opções de confecção, artesanato e gastronomia.
Além de incentivar a criação de negócios, a feira é uma opção de lazer oferecida à população e visitantes.  O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária.

Nenhum comentário: