Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Abordagem social de pessoas em situação de dificulade

Com o objetivo de ressocialização e reintegração familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem intensificado operações de abordagem social à população em situação de rua nos lugares de maior concentração do município. Na noite da última sexta-feira, 28, uma equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com apoio da Guarda Municipal, percorreu os bairros do Alto, Vale do Paraíso e Várzea, nas praças da Matriz de Santa Teresa e Olímpica. Ao final da operação, três pessoas foram receptivas à entrevista, aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas para o abrigo municipal.

O trabalho consiste em uma conversa de cunho convincente, onde eles são convidados a passar a noite no Abrigo Municipal Dr. Sergio Fernandes, mantido pela  Associação Beneficente Sopão, com colaboração da Prefeitura, situado no Bom Retiro. A ação é realizada de segunda à sexta, a partir das 22h, sempre em conjunto com a Guarda Municipal.
“A ideia é dar um ordenamento maior a cidade e atender a população de rua que precisa de ajuda, mas só é recolhido quem quer. A maioria já nos conhece e aceita, sem resistência, o acolhimento. Alguns deles, inclusive, pedem tratamento de saúde e são encaminhados aos serviços especializados da rede pública”, comentou a coordenadora do CREAS, Maria Patrícia Falcão da Silva.
O serviço de abordagem social realiza atendimentos sociais aos moradores de rua de forma periódica e programada, não se tratando de ação de recolhimento e sim de reinserção sociofamiliar. O serviço é realizado com ou sem denúncias, seguindo diretrizes da legislação vigente. Após atendimentos sociais em quantidades necessárias, e aceitando a abordagem, os indivíduos são acolhidos no abrigo ou levados para as suas residências; e se não forem de Teresópolis, são encaminhados para o município de origem.

Nenhum comentário: