Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

Prevenção às drogas é aplicada nas escolas de Teresópolis

O “Projeto Fique Esperto!” foi apresentado nesta quarta (19) e quinta-feira (20) na Escola Municipal Profª Neidy Angélica de Souza Coutinho, em Teresópolis. Outras etapas que preveem a distribuição de cartilhas, apresentações de vídeos e palestras ainda serão realizadas com os alunos. O objetivo é informar e sensibilizar os jovens sobre os riscos do uso de drogas. A iniciativa é da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis.
As atividades desta semana abriram a temporada do projeto em 2014. A medida de prevenção começou a ser aplicada em 2012, alcançando mais de dois mil alunos somente no primeiro ano. Alunos e professores debateram o tema. “Eles estão na idade ideal para aprender a diferenciar as pessoas em quem podem confiar, ficando longe das drogas”, destacou Gisele Vasconcelos, professora de ciências da Escola Municipal Neidy Angélica, localizada no distrito de Vargem Grande.
Projeto drogas Teresópolis (Foto: Marcelo Ferreira)Alunos ganham cartilhas
Os alunos Mariana de Oliveira e Lucas de Souza participaram das atividades. “Nos ensinou muito sobre o que é certo e errado”, disseram os jovens, acrescentando que “na escola e na família podemos encontrar a proteção para nos livrar das drogas”. Os estudantes também ressaltaram a importância de alertar os amigos para não entrar neste universo.
As cartilhas distribuídas nas escolas públicas são elaboradas pela Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude. A coordenadora do projeto, Fátima Gil, ainda destaca o apoio da juíza titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, Vania Mara Nascimento Gonçalves, e do Comissariado de Justiça.
Ao final das apresentações, os alunos preenchem um questionário que contempla situações polêmicas ligadas aos entorpecentes, como o contato através de amigos; as drogas mais usadas; amigos que usam; familiares; drogas lícitas; e qual o melhor ambiente para tratar o assunto. O projeto visitará outras escolas e será realizado até novembro.

Nenhum comentário: