Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher é comemorado com ações de beleza, saúde e cultura

A beleza e a autoestima das mulheres de Teresópolis foram exaltadas nesta sexta-feira, 14, com ações de saúde e beleza, culturais e recreativas.  Com o tema “Ação Mulher: é preciso ter brilho... é preciso ter cor... é preciso ser mulher!”, o evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria dos Direitos da Mulher, fez parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no mundo inteiro no último sábado, 8 de março. 

A ação social aconteceu na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. E no dia 22 de março, o evento será levado também a Bonsucesso, no 3º Distrito, a partir das 10h, na Praça Samuel de Paula Macário.

A Praça da Matriz foi o palco para as mulheres aprenderem técnicas de automaquiagem, penteados, artesanato e ginástica, além de prestigiar e ouvir boa música com a cantora teresopolitana Taynah Portilho, que apresentou um repertório musical muito apropriado para a ocasião. Toda a programação aconteceu durante o expediente do Espaço Mulher, feira criada pela Prefeitura e que é vinculada à Secretaria dos Direitos da Mulher, reunindo cerca de 50 expositoras com opções variadas nas áreas de confecção, artesanato e gastronomia.

A primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, falou da satisfação em realizar uma ação social destinada exclusivamente à valorização da mulher. “Estou muito feliz em ver a praça cheia. Tantas mulheres aproveitando as atividades neste dia lindo, dedicado a todas nós. Semana que vem vamos repetir a ação em Bonsucesso. Quero aproveitar a ocasião para anunciar que em abril faremos o Baile da Terceira Idade”, declarou Alessandra.

O Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, esteve na abertura do evento e lembrou as conquistas obtidas pelas mulheres, ressaltando a importância de se posicionarem no mercado de trabalho sem perder a feminilidade. “Não só em nossa cidade, mas como em toda a sociedade, as mulheres têm uma função relevante. Não poderíamos deixar de fazer esta homenagem e valorizar o bem-estar e a autoestima de nossas colaboradoras”, declarou.

Representando a regional Rio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a advogada Joselice Cerqueira também prestigiou o evento. “É muito importante que a Prefeitura promova ações como esta para que as mulheres se conscientizem, cada vez mais, dos seus direitos como cidadãs. A mulher precisa saber do seu importante papel na sociedade.  E neste momento, precisamos focar mais na educação, na saúde e na capacitação da mulher para que ela, de fato, possa ser  inserida no mercado de trabalho com qualidade”, comentou Joselice.

Atividades
Homenagens, ação social, serviços de beleza e saúde ficaram à disposição das mulheres, que aproveitaram a programação das 10h às 17h. Entre as atividades estavam apresentações culturais, com música e teatro; ação de saúde, onde o público pôde aferir a pressão arterial, e oficinas de artesanato, tecelagem e de estética e beleza com cortes de cabelo, escovação, maquiagem e massoterapia, além das palestras do Sistema Firjan.

Apresentações do Grêmio Musical Paquequer, da Banda Dançante do CEDAL, da capoeira do Grupo Regiangola e a participação do grupo de ginástica da Melhor Idade da Secretaria de Esportes, além das atrações da Secretaria Municipal de Cultura, com atividades musicais, teatrais e circenses, fizeram parte das atividades de lazer oferecidas durante todo o evento.

Participantes
Assim como outras participantes, a balconista Juliana Dias confirmou que a maquiagem contribui para que ela se sinta melhor e mais bonita. “Estou muito feliz em poder aproveitar este presente, pois coincidiu com a minha folga no trabalho e hoje estou tendo meu dia de princesa”, brincou. “Acho que poderíamos ter festas assim mais vezes. Afinal, somos mulheres todos os dias”, disse Janete da Ponte Cunha. “Estou gostando muito, é a primeira vez que venho e não perco mais”, disse animada Vilma Leal da Rocha, que aproveitou a ocasião para dar um corte novo no cabelo.

Para a dona de casa Solange Fernandes foi realmente um dia especial: aos 61 anos, pela primeira vez participou de um curso de automaquiagem. “Estou me sentindo uma modelo. Amei a ação promovida pela Prefeitura. Sempre achei que era impossível fazer uma maquiagem bonita e hoje aprendi alguns truques que vou usar no dia a dia”, afirmou Solange.

Coordenada pela Secretaria dos Direitos da Mulher, a iniciativa teve a parceria das secretarias de Esportes e Lazer, Saúde, Cultura e de Desenvolvimento Social, e o apoio da Guarda Municipal, garantindo a segurança do evento, do CMDM (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher) e do CRAM (Centro de Referência de Atendimento a Mulher). A ação contou ainda com a colaboração das empresas Avon, Bio Extratus, Mary Kay, Instituto Embeleze Teresópolis e o Sistema Firjan. 

Dia Internacional da Mulher - Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a operárias que, em 8 de março de 1857, foram trancadas e queimadas dentro de uma fábrica após reivindicarem melhores condições de trabalho. Pelo mundo, a data é lembrada por meio de conferências, reuniões e debates com o objetivo de erradicar a desvalorização da mulher, ainda vítima de preconceito de gênero.

Nenhum comentário: