Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

Estudo vai avaliar cidades do interior do rio para implantação do Comperj

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (27) o edital de concorrência para a licitação que vai definir a empresa que fará o Plano Diretor de Estruturação Territorial Leste Fluminense, o chamado PET-Leste. O projeto prevê um amplo estudo para os 15 municípios do estado do Rio abrangidos pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), entre eles Casimiro de Abreu, Rio Bonito, Saquarema, Araruama e Silva Jardim, na Região dos Lagos do Rio, além de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé, Nova Friburgo e Teresópolis.
Ibama, Petrobras e RJ recorrem de decisão que parou obras do Comperj (Foto: Reprodução / TV Globo)
O projeto PET-Leste vai estudar o uso e a ocupação da área no entorno do Comperj, tendo em vista o desenvolvimento sustentável dos 15 municípios da região. Orçado em R$ 4 milhões, o estudo vai ser financiado pela Petrobras. O estudo vai avaliar cada município observando suas conexões territoriais, com posteriores propostas de intervenções intermunicipais para minimizarem possíveis problemas estruturais gerados com a implantação do Complexo da Petrobras.
A concorrência vai considerar técnica e preço oferecidos pelas candidatas à licitação prevista para 12 de maio, 45 dias corridos após a publicação do edital. 
Georreferenciamento

Para acompanhar a implementação do Plano, a Sedrap vai instalar um observatório regional, esperando usar tecnologias de georreferenciamento para auxiliar no monitoramento da ocupação territorial. Gestora do projeto, a Secretaria coordenou a elaboração do Termo de Referência orientando os objetivos a serem alcançados no PET-Leste. O trabalho inicial apresenta um cruzamento de todos os projetos urbanísticos planejados para a região e as indicações da Agenda 21 local, que incluem abastecimento de água, esgoto, proteção ambiental, saúde, educação, cultura, lazer e mobilidade urbana.

Nenhum comentário: