Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Academia Teresopolitana de Letras comemora aniversário com evento na Casa de Cultura


A Casa de Cultura Adolpho Bloch ficou lotada na noite do último sábado, 12 de abril, para a festa de comemoração dos 53 anos da Academia Teresopolitana de Letras (ATL). O evento, que teve apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, reuniu acadêmicos e convidados, em uma noite especial, com direito a coquetel, lançamento de livros, poesias e esquete de teatro, além de uma justa homenagem ao artista plástico Sami Mattar, vencedor do Prêmio Tiradentes 2014.

Anfitrião da noite, o presidente da ATL, Delmo Ferreira, falou sobre a comemoração. “Estamos vivendo um momento de muita alegria. É um prazer ver esta casa cheia, com tantos amigos prestigiando nosso aniversário, nossos 53 anos de história. E esta alegria se torna ainda maior por estarmos resgatando uma dívida antiga com o artista plástico Sami Mattar, consagrado em todo o mundo. Não poderíamos estar mais satisfeitos”, destacou.

A noite de comemoração contou com intervenções de diversos acadêmicos. Clara Waismann declamou poesia criada em função dos 53 anos da ATL; Vidocq Casas recitou poesia sobre a ditadura; e Paulo Paranhos apresentou curiosidades sobre a vida de Tiradentes, patrono da academia.

O momento mais emocionante da festa foi a entrega do Troféu Tiradentes, prêmio criado pela academia e entregue anualmente a uma personalidade de destaque. Este ano, o vencedor da premiação foi o renomado artista plástico Sami Mattar, que ficou emocionado. “Fico muito sensibilizado e honrado em receber este troféu. Agradeço com o coração, pois me faltam palavras para expressar verdadeiramente o que sinto”, disse o pintor, que, para a noite de homenagem, teve 32 de suas telas expostas na área de circulação da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Presente ao evento, o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, parabenizou a entidade pela ocasião. “É sempre uma honra para nós da Secretaria de Cultura sediar os eventos de entidades parceiras como a ATL e a Soarte. E hoje, em especial, ficamos ainda mais felizes com esta justíssima homenagem a Sami Mattar”, comentou.

Também presente ao evento, o acadêmico Wanderley Peres foi outro que parabenizou a instituição e aproveitou para se despedir do cargo de secretário de Cultura. “Como acadêmico, e, portanto, representante da ATL na Secretaria de Cultura, espero ter cumprido meu papel e que minha passagem tenha sido proveitosa e benéfica para todos os nossos parceiros”, disse.

A noite de gala teve direito ainda a bolo de aniversário e parabéns. Além disso, outros momentos marcaram o evento, como a poesia recitada pela atriz Edinar Corradini. Na área de circulação da casa, as atenções ficaram por conta do lançamento dos livros de Mariana Guarilha e do professor George Campista Cabral e a exposição de livros de outros membros da ATL. Finalmente, encerrando o evento, o esquete de teatro encenado pela acadêmica e cineasta Natashe Medina e os atores Rita Ávila e Rafael Soares.
           

Nenhum comentário: