Páginas

sábado, 5 de abril de 2014

Unifeso realiza Seminário de Avaliação dos Projetos Pedagógicos


No dia 2 de abril o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou o Seminário de Avaliação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação. O evento aconteceu no Campus Quinta do Paraíso em dois momentos durante a tarde e a noite, com a participação de autoridades do UNIFESO, diretoras de centro, coordenadores de curso, professores e representantes estudantis, que se organizaram em três grupos de discussão divididos por componentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências e Tecnologia.

Como observou a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, é uma oportunidade de cada centro trabalhar seus projetos pedagógicos de forma integrada, num importante momento para troca de experiências entre os cursos. “Vamos percebendo assim quais avanços os cursos tiveram e que podem ser incorporados em outros projetos pedagógicos. Faz parte do encontro fazer a adequação dos projetos ao que a política de avaliação externa do Ministério da Educação (MEC) nos coloca e de tempo em tempo é renovada”, explicou a Reitora.

O Pró-Reitor Acadêmico, professor José Feres Abido de Miranda ressaltou que dentro do Programa de Autoavaliação Institucional (PAAI) os projetos avaliam questões como desempenho dos estudantes, desempenho dos professores e esse seminário, especificamente, acontece com periodicidade bienal avaliando os projetos pedagógicos dos cursos. “Sabemos que estes são processos em permanente construção e que precisam ser atualizados, considerando o desempenho dos estudantes, a realidade da formação profissional e as diretrizes curriculares nacionais. São vários fatores que determinam que este seja um processo permanente de avaliação, e a socialização dessa discussão enriquece muito o processo”, constatou. Ele destacou ainda a atribuição de um maior compromisso aos denominados Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos para acompanharem tanto as modificações quanto a implementação dos projetos pedagógicos.

Para o segundo momento do encontro, o professor José Feres adiantou que foi planejada uma discussão sobre a modificação do instrumento de avaliação do MEC que abrange a instituição como um todo. “Foi aprovado esse novo instrumento que unificou todos os demais para o reconhecimento e renovação de credenciamento das instituições. Esse processo determina que, apesar de já termos nosso Centro Universitário certificado, precisamos checar como estamos frente a estas novas regras. Num dos aspectos desta atualização temos os chamados requisitos legais e normativos dos atos regulatórios que foram muito modificados. Vamos apresentar esses requisitos às diretoras de centro e coordenadores provocando uma discussão para situar em que nível estamos neste momento. E para os novos requisitos vamos levantar as necessidades para darmos conta deste processo”, esclareceu o Pró-Reitor.

Para o professor Nelson Machado Barbosa, coordenador do curso de Ciência da Computação, o seminário foi muito produtivo. “Fez com que nós gestores, membros do NDE e professores refletíssemos e encontrássemos fragilidades em nosso contexto pedagógico”. Segundo ele, foram debatidas a fundo questões pertinentes e de muita relevância para o projeto político pedagógico atual, não só no âmbito do curso mas em âmbito institucional. “Fiquei muito contente em ver a dedicação dos professores e discentes envolvidos, os quais levaram a sério e trouxeram questões que visaram de fato a melhoria do curso”, apontou o professor Nelson.

Nenhum comentário: