Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

Cultura de Raiz comemora 5º aniversário com bolo, parabéns, alegria e animação

Cultura de Raiz comemora 5 anos
Neste domingo, 6 de abril, a Casa de Cultura Adolpho Bloch abriu as portas para uma manhã de muita alegria e animação com o 4º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014. Mas a festa foi ainda maior por conta da comemoração do 5º aniversário do projeto, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Centenas de pessoas prestigiaram o evento, que teve direito a bolo de aniversário e muito mais. 
Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant’Anna, o evento teve o comando do engenheiro agrônomo Beto Selig e seguiu seu formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça. E ao longo de quase quatro horas, foram quase 25 apresentações, que animaram e encantaram o público presente. 
Entre as muitas atrações, destaque para o renomado Borginhos, que se apresentou com Miguel Bezerra, Moacir Avelar e o reforço de Fernando Mello, Andréa Sant’Anna, Arnaldo Almeida, Tião do Triângulo e Seu Claro, e agradou com ‘Luiz Respeita Januário’, entre outras. Edson Rosa se apresentou ao lado de Jorge Viajante e Célio Monteiro e foi outro que também animou o público, assim como Heraldo Sanfoneiro, que também marcou presença. 
Por conta da comemoração de aniversário, o evento teve participações especiais, como a Comadre Dávilla. Lançada através dos projetos da Secretaria de Cultura, a banda, formada por Pâmela Rezende, Lino Serra e Bruno Canto, fez questão de comparecer e alegrou a todos com ‘Céu’, música da própria banda, lançada em uma das edições do Cultura de Raiz. 
Outra participação especial foi a do músico Írio Lima, que se apresentou ao lado de Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Miguel Bezerra, Ayrton Rebello e Andréa Sant’Anna, emocionando a todos com a canção ‘Cultura de Raiz’, composta por ele próprio em homenagem ao projeto. 
Em dia de aniversário, não podia faltar parabéns e bolo. E o momento mais esperado do dia veio na voz de Cândido Neto, que cantou o ‘Parabéns a você’, com versão especial, ao lado do apresentador Beto Selig, coordenadores e artistas, além do ex-secretário de Cultura, Wanderley Peres, idealizador do projeto. “Fico muito feliz em ver este projeto completando cinco anos. E anuncio que acabamos de enviar ao prefeito o decreto de tombamento do Cultura de Raiz como bem imaterial de Teresópolis. Vida longa a este grande programa”, comentou Wanderley. O bolo de aniversário, temático, foi repartido entre todos os presentes. 
Entre outros artistas, a edição especial teve ainda a apresentação do projeto Os Zéz. Juntos no palco, os músicos Celso Guimarães, Renata Lima e André Salomão fizeram sucesso com ‘You don’t know me’ e ‘Notícias do dia’, de autoria própria. “Me sinto honrado por estar aqui hoje. Afinal admiro muito este projeto, assim como os muitos artistas que aqui se apresentaram hoje”, comentou André Salomão. 
Performances e momentos de poesia, que sempre integram a programação, também estiveram presentes com o palhaço Zé Futrica e a poesia de Giulia Morgan, Vidocq Casas e Edinar Corradini. E encerrando o evento de aniversário, Wanda Pinheiro, seguida pelo Trio Bico Seco. 
Artesanato
Além da animação no teatro da Casa de Cultura, o artesanato movimentou a sala de dança. Estiveram presentes Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Pâmela Fischer (bijuterias), Alexandrina Verner (sacos de panela), Bento Rufino (almofadas), Nilzabeth de Oliveira (fuxico), Alcina (Cuca) Ribeiro (artesanato em madeira), Edilza Delgado e Iara Menezes (artesanato geral), Luna Meire Lomeu e Lourdes Guedes (patchwork / bonecas), Inês Resende (bombons), Hermínia Maia (sapatos de bebê, artigos em tecido),Magno Guimarães Pinho (tapioca), e Clarice Pacheco (bolos). 
Promovido desde abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz visa a valorização da música do homem do campo e o resgate dos artistas populares. Conta com edições mensais, realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca. Quase 60 edições já foram realizadas ao longo destes cinco anos.           
Participantes
Participaram do 4º Cultura de Raiz – temporada 2014 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Vagner Tadeu, Adão Curió da Viola, Edson Firmino, Zé Lopes, Roninho, Paulo Medeiros, Borginhos, Miguel Bezerra, Moacir Avelar, Arnaldo Almeida, Fernando Mello, Andréa Sant’Anna, Tião do Triângulo, Seu Claro, Délio Couto, Francisco Corino, Antônio Ceará, Vera Borcard, Giulia Morgan, Amado Rodrigues, Zé Rodrigues, Comadre Dávilla (Lino Serra, Bruno Canto e Pâmela Rezende), Moacir Monteiro, Írio Lima, Ayrton Rebello, Cândido Neto, Heraldo Sanfoneiro, Zé Futrica, Jorge Viajante, Célio Monteiro, Edson Rosa, Vidocq Casas, Edinar Corradini, Os Zéz (Celso Guimarães, Renata Lima e André Salomão), Wanda Pinheiro e Trio Bico Seco(Inácio, Helcir e Julio Cesar).

Nenhum comentário: