Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Rio Rural promove minicurso de plantio direto em Teresópolis


A comunidade de Santa Rita, na microbacia Baixo Paquequer, em Teresópolis, participou, no último dia 13 de março, do minicurso de cultivo de hortaliças em sistema de plantio direto (SPD), que dispensa o revolvimento desnecessário do solo no momento da produção. Realizado na Escola Municipal Pedro Torres Leite, a atividade foi mais uma ação de apoio do programa Rio Rural às áreas agrícolas da Região Serrana afetadas pela catástrofe climática de 2011. O curso foi coordenado pelo engenheiro agrônomo da Embrapa Hortaliças, Nuno Rodrigo Madeira, especialista em Fitotecnia e Olericultura.

Cerca de 60 pessoas de oito localidades rurais das microbacias Baixo Paquequer e Rio das Bengalas ouviram explicações sobre práticas como revolvimento mínimo do solo, rotação de culturas e  manutenção da palhada na superfície do solo. Nuno Madeira fez uma breve apresentação sobre cultivo da mandioquinha-salsa (batata baroa), como alternativa para agricultores familiares e pequenos produtores. Outro ponto que chamou bastante atenção do público foi o sistema de produção de hortaliças tradicionais (não convencionais), como a serralha, ora-pro-nóbis, chuchu-de-vento, mangarito, araruta, entre outros.

De acordo com o engenheiro da Embrapa, o plantio direto já vem sendo amplamente adotado no cultivo das hortaliças no país e apresenta como vantagens a redução na mecanização, maior eficiência no uso da água, conservação das características físicas, químicas e biológicas do solo, minimização dos processos erosivos, redução de custos e maior produtividade. “O plantio direto se adapta ao manejo orgânico, ou seja, pode ser feito sem o uso de herbicidas. Ele é uma ferramenta para a sustentabilidade da agricultura, mas exige mudança de comportamento e também profissionalização”, explicou o pesquisador.

Pequeno produtor na localidade Fazenda Alpina há mais de 30 anos, o veterinário Alexandre da Silva Lopes gostou da ideia e garantiu que vai implantar o plantio direto em sua propriedade ainda este ano. Atualmente, ele se dedica à olericultura orgânica e à produção de tilápias.

Na Região Serrana, a técnica foi introduzida com apoio da Pesagro-Rio, parceira do Programa Rio Rural na área de pesquisa. O minicurso foi uma realização conjunta da Embrapa Hortaliças, Prefeitura de Teresópolis e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, através da Emater-Rio e do Programa Rio Rural. Além dos agricultores, também participaram do minicurso o assessor técnico regional do Rio Rural, Marcos Belo; o supervisor local da Emater-Rio em Teresópolis, João Francisco Vieira Soares; e representantes do Cogem da microbacia Baixo Paquequer.

Nenhum comentário: