Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ayres Britto será novo presidente do STF


O ministro Carlos Ayres Britto foi eleito nesta quarta-feira (14) o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele substituirá o ministro Cezar Peluso no mais alto posto da Justiça brasileira, mas não cumprirá o mandato de dois anos porque em novembro completa 70 anos, idade determinada para aposentadoria compulsória dos ministros da Corte.
O resultado da eleição era aguardado, uma vez que, tradicionalmente, a sucessão de comando da Corte é definida por ordem de antiguidade. Por esse critério, Britto será sucedido por Joaquim Barbosa. Britto recebeu dez votos e Joaquim Barbosa, que será o novo vice-presidente do tribunal, recebeu um.
A posse do novo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça está marcada para o próximo dia 19 de abril, na sede do STF, em Brasília. Segundo o ministro, a Constituição exige dos ocupantes de cargos públicos “espírito público”.
“Agradeço a confiança deste plenário. (...) Meu estilo de trabalho é de todos conhecido. Dirijo atualmente a 2ª Turma e o meu estilo de trabalho é de todos conhecido. Tenho olhar coletivo. Procuro olhar compartilhadamente e contarei com cada um dos senhores para levar a bom termo, rigorosamente nos termos da Constituição, essa digníssima incumbência de presidir as duas instituições. Tenho o conforto ético de contar com o vice-presidente Joaquim Barbosa”, afirmou Britto.

Saiba mais:

Nenhum comentário: