Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Curso sobre amamentação para profissionais de saúde


Através da Divisão de Programas de Saúde do Município, iniciou-se nesta sexta-feira, 25, em seus auditório, o Curso de Multiplicadores da Iubaam (Iniciativa Unidade Amiga da Amamentação), projeto do Ministério da Saúde no qual os profissionais de saúde são capacitados para promover o aleitamento materno em suas unidades básicas de atendimento. Trinta funcionários da Rede Municipal de Saúde, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas participam da capacitação. A parte prática acontecerá no Centro Materno Infantil, instalado na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, na Várzea.

“O curso é divido em seis módulos, cinco teóricos e um prático. Por exemplo, no primeiro módulo vamos falar sobre situação da amamentação, recomendações atuais e políticas públicas de incentivo à amamentação. Já a parte prática será com gestantes e mães que fazem o acompanhamento com as nossas equipes no Centro Materno”, explicou a pediatra Maria da Conceição Salomão, Chefe da Divisão de Programas de Saúde.

Entre os temas que serão tratados estão as vantagens da amamentação; o papel das unidades básicas de saúde na promoção, proteção e apoio à amamentação; anatomia da mama, fisiologia da lactação, pega e posição; preparação da mulher durante a gravidez para a amamentação; e os ‘10 Passos para o Sucesso da Amamentação’, preconizados pelo Ministério da Saúde e que visam a tornar o aleitamento materno uma prática, evitando o desmame precoce e contribuindo significativamente para a saúde e bem-estar dos bebês, suas mães e comunidade local.

Nenhum comentário: