Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Parque Municipal Montanhas de Teresópolis ganha investimentos do governo


Portaria do Parque

Há três anos foi criado, em Teresópolis, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que é até hoje a maior unidade de conservação instituída por um município do estado. Para comemorar, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil da cidade preparou uma série de investimentos para revitalizar todo o espaço.
A principal meta é realizar melhorias na infraestrutura da unidade, com a recuperação das trilhas e das áreas de camping, além da revitalização das vias de escalada e rapel. As obras já estão em fase de conclusão.
Também está sendo elaborado o Plano de Manejo, documento que estabelece as normas que devem orientar o uso da área e o manejo dos recursos naturais, incluindo a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.
Parte dos investimentos está sendo paga com uma verba de R$ 1,4 milhão administrada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. O dinheiro foi solicitado pela prefeitura e aprovado pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental. O projeto inclui a construção da sede oficial da unidade e a compra de equipamentos.
- A área é muito grande e precisávamos realizar essas obras para melhor proteger o enorme inventário de flora e fauna presente na região - explica André de Melo, subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis.
Criado no dia 6 de julho de 2009, o parque ocupa uma área com cerca de cinco mil hectares e abrange os bairros Salaco, Posse, Granja Florestal e Campo Grande. No território, chama atenção uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e para a Pedra do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica. Em tempo: o Parque foi criado pelo ex-prefeito Jorge Mário...

Saiba mais:

Nenhum comentário: