Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Governo diz que obras de contenção na serra do RJ terminam em agosto (mas já começou?)


As obras de contenção de encostas em Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana, serão concluídas até o fim de agosto, segundo anunciou o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop), Ícaro Moreno, nesta quarta-feira (30), durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). As informações são da Alerj.
A Comissão de Representação da Alerj, presidida pelo deputado Luiz Paulo, visa acompanhar a atuação e os investimentos em virtude das chuvas na serra em janeiro de 2011.
Segundo o anúncio, serão concluídos, até agosto, oito locais de intervenção em Teresópolis e mais14 em Friburgo. Desses canteiros, apenas um não tem como objetivo a contenção de encostas – nele, estão sendo feitas obras de infraestrutura em um terreno onde serão construídas 2.660 moradias, sendo que 500 dessas casas serão entregues até dezembro de 2012.
Os contratos de prestação de serviços foram assinados em fevereiro deste ano e custarão cerca de R$ 70 milhões aos cofres públicos.
Segundo o presidente da Emop, é preciso uma atualização na legislação brasileira para garantir recuperação em tragédias naturais.
“A burocracia é muito grande. O caráter de emergência dura 180 dias e essas obras demoram mais do que isso. O Brasil precisa ter uma legislação para esses eventos e catástrofes. O Japão só reconstruiu tudo muito rápido porque tem uma legislação que permite isso”, disse Moreno.

Leia mais:

Nenhum comentário: